quinta-feira, 27 de agosto de 2015

LIBERTAÇÃO

                      LIBERTAÇÃO.


"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos”. Lucas 4:18.



1 – INTRODUÇÃO:

  A libertação é um processo, muitas vezes doloroso,, pois deparamos com pessoas com vida espiritual destruída em busca de um alívio instantâneo. O processo de libertação em muitas das vezes,não traz este alívio imediato, pois pode ser lento dependendo da pessoa. Mas o importante é que durante o processo de libertação, a mudança é sentida pela pessoa, fazendo com que ela creia e lute a cada dia para alcançar seu objetivo, a libertação. No processo de libertação, demônios são expulsos desta vida, maldiçoes são quebradas e a pessoa começa fechar as portas abertas aos demônios, revogando assim a legalidade que deram a eles e assim há uma mudança de vida natural na pessoa, onde ela e as demais pessoas começam a perceber esta transformação.

1.1   - PARA QUE A PESSOA ALCANCE A TÃO SONHADA LIBERTAÇÃO, É NECESSÁRIO:

           1.1.1- PRIMEIRO CRER NO SACRIFÍCIO DE JESUSNA CRUZ DO CALVÁRIO:
       Entregando a Ele a direção de sua vida; Aceitando-o como salvador  de sua vida

1.1.2 - RESISTA FIRMEMENTE SATANÁS:

Deus preparou sua vida para a guerra, e embora o adversário seja um inimigo derrotado, ele resiste para que você pense que não tem poder. Tudo o que Jesus conquistou foi no mundo espiritual, e as pessoas de fé são as que podem compreender e fazer valer seus direitos. Mantenha-se em submissão a Deus e será fácil resistir ao diabo.“Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.” Tiago, 4-7.

1.1.3 -  APRENDA A MANEJAR AS ARMAS DE GUERRAS.

 Entre as armas que o Senhor nos deu, como Seus guerreiros, estão armas de defesa e de ataque. Uma arma poderosa de ataque é a confissão da Palavra. Recorde a maneira como Jesus venceu o inimigo, confessando a Palavra. “Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.Efésios, 6-17.

1.1.4 -     DECLARE QUE A MALDIÇÃO FOI QUEBRADA NA CRUZ.

   A cruz é derrota total dos demônios. Quando deixamos de pregar sobre a cruz, a maldição passa a ser fortalecida. Todas as maldições que Moisés mencionou vindas pela desobediência da Palavra foram desfeitas na Cruz. “Se, porém, não ouvires a voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno, virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão.” Deuteronômio 28:15.

1.1.5 -CONFESSAR A VITÓRIA ATRAVÉS DO SANGUE DE JESUS:

  
O sangue de Cristo é uma poderosa fortaleza de proteção para nós e nossos entes queridos. O espírito de morte não se atreveu a entrar nas casas que estavam protegidas pelo sangue dos cordeiros, na ocasião da libertação do povo de Israel no Egito. Se o sangue destes animais teve poder de proteção, quanto mais o sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, sobre nossas vidas.
“E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte. Apocalipse, 2-11.

2 – QUEM PRECISA SER LIBERTO?
 Todos, seria a resposta mais correta, porque a Palavra de Deus diz em I João 1:8-10: “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” E completa em I João 3:8-9 “ Quem comete o pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado, porque a sua semente permanece nele e não pode pecar porque é nascido de Deus”

Se partirmos do princípio de que todo homem à partir da queda original carrega a natureza adâmica, por isso é propenso ao mal, já seria o suficiente para dizer que ele necessita ser liberto, porque o pecado nos traz cativos ao diabo. 
3 - EXISTEM TRÊS NÍVEIS DE LIBERTAÇÃO:
Libertação do espírito, da alma e enfermidade física;

3.1. LIBERTAÇÃO DO NOSSO ESPÍRITO:
    No momento em que nascemos de novo (só feita pelo Espírito Santo) –. "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus". (Jo 3.3
  A libertação do espírito ocorre, quando temos um novo nascimento, o que podemos chamar de regeneração ou nascimento espiritual, são termos semelhantes e significam receber a salvação em Cristo Jesus. (Jo 3.3).
   O NOVO NASCIMENTO é experimentado por aquele que se arrepende de seus pecados e os deixa, crê no Senhor Jesus, e O aceita como Senhor e Salvador. O homem nascido de Deus, nascido do Espírito é uma NOVA CRIATURA, uma nova pessoa que evita o pecado e está disposta a viver em obediência a Deus e conforme a Sua palavra. O Novo Nascimento é o maior milagre que Deus opera na vida do homem. "Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo". Novo Nascimento é sinônimo de libertação, de transformação. Significa sair das TREVAS e ir para a LUZ; sair do reino de Satanás e ir para o reino de Deus; deixar de ser apenas CRIATURA DE DEUS para ser FILHO DE DEUS.(2 Co 5.17; Rm 12.2; Ef 4.22-25; Cl 3.7-10; 1 Jo 3.9; 5.18). o homem que nasceu de novo da Água e do Espírito, recebe nesta hora a libertação de seu espírito, que ora estava escravizado pelo diabo e por seus desejos carnais, passa agora a ser conduzido pelo Espírito Santo de Deus  e passa também a dominar seus desejos carnais. Gálatas 5:16-18.

3.2
. LIBERTAÇÃO DA ALMA:

   “Não podeis beber do cálice do Senhor e do cálice de demônios; não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa de demônios”. I Coríntios 10:21

            Possessão é o domínio de espíritos malignos sobre um homem em qualquer grau. Os cristãos estão expostos à possessão por espíritos malignos como qualquer outra criatura, tendo em vista ter sido dada a base legal para a operação demoníaca.

   nO pecado sempre nos separa de Deus. Abre-se uma porta a restante operação das trevas.
  Pensamentos sugeridos por espíritos imundos, quando aceitos (acolhidos), também constituem base legal para a operação das trevas.
  A passividade da mente( A pessoa se converte e acha que a mente agora não é mais do controle dela, mas de Deus. Querem ver um erro muito constante? A pessoa lê o que está em Romanos 8:37:),  esta é a causa principal de possessão. Entrega da mente à atividade dos demônios. Enquanto mantemos nossa vontade ativa, os demônios têm pouco espaço para operar tanto em nosso corpo, como na alma e no espírito.

  Há uma necessidade nestes dias em que estamos frutificando para a glória do Pai, de nossa alma ser livre de algumas dificuldades.

            A mente é parte da nossa alma, lugar de decisões, onde o diabo mais tem agido nos homens. Quando não compreendemos a palavra do reino, então Satanás arrebata a palavra ministrada do coração ou mente (Mateus 13.19). O coração dos homens é muito parecido com o coração do diabo, por isso este acesso que ele possui (Isaías 14.13; Efésios 2.1-4). Ainda em Mateus 15.19, Jesus diz que é do coração que procedem os maus desígnios.

        Nosso espírito foi regenerado quando recebemos o Espírito Santo. Nossa mente, entretanto, ainda não mudou nada. Serve, ainda, tanto para receber uma revelação do alto, de Deus, como também uma expressão do diabo. Enquanto permanecemos andando na carne, ou seja, dependendo inteiramente da nossa alma e pouca vezes do Espírito Santo junto ao nosso espírito, o inimigo aproveita para retirar ou pôr alguma coisa em nós (Lucas 8.12; João 13.2)

            O discípulo é confundido pelo inimigo como sendo alguma coisa natural, o que o impede de buscar a renovação da mente (Romanos 12.2). O inimigo nos ataca quando:

 3. 2.1MENTE QUE ACEITA AS SUGESTÕES DO DIABO:

   Satanás põe sugestões na mente dos homens, tanto em relação às circunstâncias da vida atual, como as do futuro. Precisamos estar atentos para rejeitar estas sugestões que começam em nossa mente.
Palavras trazidas como “ninguém me ama”, “sou muito alto e feio”, “sou infeliz vivendo sozinho assim”, “sou um inútil para todas as coisas”. Satanás põe estas expressões na mente e constantemente as reafirma. Semeia para um dia, em diferentes situações da vida, trazer como verdades. Satanás não poupa palavras para preparar o seu ataque a começar na mente.
Havendo aceitação, permanece na mente para a qualquer momento manifestar-se depressão, opressão, dor, mal estar, agonia, morte.
Os adivinhos são assim. Operam através deste princípio satânico. Algumas vezes o diabo injeta palavras na mente que produzem situações de enfermidades no corpo. Quando damos crédito à mentira, recebemos depois outras palavras: “está doente, fraco, mal, vai morrer”.
Quando discernimos bem, todas as sugestões dele são rejeitadas no princípio e rapidamente.
Quantas doenças que são chamadas naturais ou psicológicas são apenas manifestações destes espíritos imundos operando na mente dos homens. Devemos usar as armas de Deus para desfazer sofismas, enganos e levar o pensamento cativo à obediência de Cristo (2 Coríntios 10.3-5).
Exemplos:
Uma febre que surge para os irmãos não saírem para anunciar as boas novas.
Como posso pregar o evangelho do reino se não tenho dinheiro para o almoço?
As crianças vão ficar bem sozinhas, enquanto vou ministrar?
1 Timóteo 4.1,2; 6.3-5.

3.2. 2 - MENTE VAZIA:

  O Senhor quer a participação do discípulo em resposta à sua palavra (Mateus 13.23). A compreensão vem pelo intelecto, indo a mensagem até às emoções, à vontade e ao espírito. Uma mente assim fecha a possibilidade de ação do inimigo. Satanás sempre tenta deixar a mente no estado vazio. “Cabeça vazia é oficina do diabo”. Devemos manter nossa mente sempre bem ocupada com a palavra do Senhor, cheios do Espírito Santo, pondo assim obstáculos à ação satânica: “Habite ricamente em vós a palavra de Cristo ... louvando a Deus, com salmos e hinos e cânticos espirituais...”  (Colossenses 3.16). 
Quando mantemos nossa ocupada com a palavra da verdade, estamos discernindo o que Deus está falando; as revelações trazem alegria e paz (Hebreus 5.14).

Duas coisas importantes:
·         Precisamos compreender a vontade de Deus (Efésios 5.17; 2 Timóteo 2.25,26);
·         Provando sempre o que é agradável a Deus (Efésios 5.10)

   Deus renova a nossa mente e depois usa. Não quer que nos apresentemos a ele inconsciente e cegamente. Deus não quer que sigamos o que ouvimos e o que sentimos com uma mente confusa, sem saber do que se trata. Ele quer que entendamos a sua vontade e obedeçamos a ele. Quem apenas fica esperando que ele faça tudo, pode perder o mais precioso de seu espírito, pensando que sua mente é que cria uma verdade de Deus.
“Examine-se, pois, o homem a si mesmo...” (1 Coríntios 11.26).
Deus quer a participação do homem no seu propósito; para a comunhão com ele é que fomos criados. Deus espera uma ativa participação perto dele. Por desconhecer isto, o discípulo vai ficando passivo, esperando que o Senhor coloque a sua vontade no nosso pensamento. Às vezes esperamos que Deus use o seu corpo como se fosse uma máquina com botões. Quando o discípulo não usa a inteligência, o diabo usa, pois o Senhor somente usa seu recurso – a intuição.
  
3 .3. LIBERTAÇÃO DE ENFERMIDADE: ver Lucas 13:10-17

  A libertação de enfermidade, ou cura, é  o pleno restabelecimento da pessoa, resgate de sua dignidade de ser humano, superação dos males, reintegração na comunidade e no serviço a ela. É algo que transcende (vai além dos limites), a vida presente e a projeta na vida eterna. Inspirados no cuidado de Jesus com os doentes e endemoninhados, os cristãos encontram o sentido profundo para a atenção aos doentes e à superação dos male.
   Para que aconteça uma libertação integral do ser humano. Por causa do mal disseminado na humanidade pelo pecado,(sofrimento, abandono, doença, fome, violência, dependência de drogas),muitos humanos hoje padecem.  As consequências são as variadas formas de sofrimento do povo, que se pergunta: “O que fizemos de errado para merecer isso”? A responsabilidade do mal é descarregada sobre demônios ou espíritos do mal. O povo sofredor é uma grande parcela da sociedade doente que clama por socorro, saúde, libertação, necessita de uma Cura e libertação de enfermidades (físicas e da alma). 
   Entendemos que a saúde é bem-estar físico, espiritual e social. Cura não se refere somente a libertação de doenças, mas a promoção da vida, do bem-estar da pessoa, na sua integridade de corpo e espírito. Diante do drama do sofrimento, não basta o conforto espiritual de uma vida futura na eternidade sem dor. É necessário lutar com os meios disponíveis, para promover a vida. No entanto, a cura é também proporcionar o bem-estar à pessoa enquanto ela viver aqui na terra.
   Assim sendo, a pessoa aceita com serenidade os limites da existência, os limites dos recursos da medicina, e sem drama se entrega nas mãos de Deus. Para a pessoa de fé, a experiência do sofrimento a conduz a um nível espiritual de aceitação de que a vida neste mundo é limitada. Como cristão, quem buscou viver na graça de Deus e na comunhão com Cristo também crê que morrer é estar com Cristo e participar da vida plena na ressurreição (cf. 1Ts 4,14; Cl 3,3-4; Fl 1,20-21). Nesse sentido, a cura é uma experiência de bem-estar espiritual diante da morte. Busca-se viver com qualidade de vida e também enfrentar com coragem e serenidade o momento derradeiro como coroamento da vida. Isso é também libertação.
 3 .3.1 -   EM RELAÇÃO À LIBERTAÇÃO DE ENFERMIDADE, PODEMOS DIZER QUE:
   A cura, em geral, é interpretada como ação libertadora de Deus de uma enfermidade física ou espiritual, libertando- o de doenças da carne, como também de doenças da lama(pecado). Ele traz a salvação. O próprio nome “Jesus” no Novo Testamento significa que ele salvará o seu povo dos seus pecados (Mateus 1,21). Tomemos o conceito mais conhecido na teologia, o termo “redenção”.  A libertação é parte essencial do projeto de Deus. O povo passou por experiência de escravidão, doença, fome, derrotas. Muitas vezes faltaram com o compromisso assumido de seguir a lei de Deus, não fizeram a sua parte. Mesmo assim, o Senhor estava ao seu lado para exortar à fidelidade. O resultado da cura é o “Shalom”, termo que indica uma situação de paz, integridade, plenitude. 
4 – CONCLUSÃO:
   Jesus dedicou parte de sua vida ao cuidado da saúde. Seu programa era anunciar a boa notícia aos pobres, dar vista aos cegos, libertar os presos, devolver a audição aos surdos, curar os paralíticos, purificar os leprosos, ressuscitar mortos (cf. Mt 11,5; Lc 4,18-19; 7,21-22). Sua missão incluía também libertar as pessoas do domínio do diabo (cf. At 10,38). Enfim, a missão de Jesus era anunciar o ano da graça do Senhor (cf. Lc 4,18), os tempos sonhados pelo povo com o estabelecimento do reinado de Deus. Sede sóbrios vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar.”1,Pedro,5-8.
   Muitos Cristão por causa de religiosidade estão vivendo uma vida de sofrimento, e quando falamos sobre libertação nas Igrejas, muitos dizem “Eu não preciso de libertação” Por causa desse orgulho Cristão, muitos estão dentro da Igreja com a vida toda destruída. 
   Entenda que o diabo nunca deixa de ser diabo simplesmente porque uma pessoa esta dentro de uma determina denominação, se todas as Igrejas seja Evangélicas, Pentecostais, Neopentecostais, Tradicionais, Católica, ministrasse libertação sobre a vida dos Cristãos não haveria tantos casamentos destruídos com vemos nos dias de hoje, ou até mesmo não haveria tantas pessoas na miséria como estamos vendo nos dias atuais.
  A libertação não foi inventada pelo homem,mas, o pró pio Jesus quando exerceu o ministério terreno dele baseou seu ministério na Libertação.“O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos.” Lucas, 4-18.
Muitas enfermidades atuais, são frutos de maldições que muitos Cristãos carregam e não foram ministrado na vida deles a libertação ou quebra de maldição, Doenças como depressão tem assolado as Igrejas, muitos Cristãos estão Sofrendo com doenças psicossomáticas, com enfermidades orgânicas as quais não conseguem a cura, será que a bíblia mentiu quando lemos essa passagem?
“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
 “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”. Isaias 53:4-5.
Se a Palavra não esta mentido, então precisamos ministrar quebra de maldição para que todo Cristão venha usufruir das promessas de Deus através da palavra.
  Nunca menospreze o inimigo. Nunca menospreze o diabo dizendo na minha vida você não toca,mas, antes vigie e não de lugar para ele tocar na sua vida a palavra diz:
“Sede sóbrios vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar.” 1,Pedro,5-8.
  O diabo anda procurando a quem ele possa tragar, ele é como um leão em busca de uma presa inocente, por esse motivo precisamos vigiar e não da lugar para ele, uma simples brecha que abrimos ele vem com tudo para nos destruir ele não brinca a palavra nos relata que o diabo veio para ,Matar, Roubar e destruir, diante de uma porta aberta para maldição ele rouba sonhos, Infância de uma Criança, saqueia a vida financeira, Destrói a família, acaba com os valores de uma pessoa por completo.  “ O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” João, 10-10.
QUE DEUS EM CRISTO VOS ABENÇOE !
PR. VIRGÍLIO NASCIMENTO
MISSÃO EVANGÉLICA BETEL





Nenhum comentário:

Postar um comentário