quarta-feira, 21 de março de 2012

A BATALHA ESPIRITUAL:

Podemos definir Batalha Espiritual, como sendo a luta que o homem enfrentará, após sua conversão.

Quando aceitamos JESUS como nosso salvador, há um novo nascimento em nossa vida:

JESUS respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do ESPÍRITO, não pode entrar no reino de DEUS”. (JO 3:5).

A partir daí, morremos para o pecado e renascemos em Espírito, para vivermos uma vida de santidade e fazermos a vontade do PAI. E daí em diante, começa uma grande guerra dentro de nó, onde nossa carne tende ao pecado, devido a nossa natureza pecaminosa e o nosso espírito, tende as coisas santas de DEUS, pois recebemos em nossa vida o ESPÍRITO SANTO DE DEUS, assim como também todo reino das trevas levanta-se contra nossa vida, tentando fazer com que voltemos atrás ao mundo do pecado.

A esta luta que travamos, denominamos BATALHA ESPIRITUAL, as quais podem dividi-la em duas partes:

1 - A BATALHA ENTRE CARNE X ESPÍRITO: (GL 5:17);

2 – A BATALHA CONTRA O REINO DAS TREVAS: (EF. 6:12).

1 – A BATALHA ENTRE CARNE X ESPÍRITO:

“Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis”. (GL 5:17).

A Bíblia no texto acima citado mostra-nos com clareza o grande confronto interior que o cristão encontra e viverá eternamente, desde o momento em que aceita JESUS como salvador.

A carne e o espírito estão em constante confronto, pois a carne tem uma natureza tendente ao pecado e o espírito, uma vez que em comunhão com DEUS, tende a viver segundo os preceitos de DEUS.

Logo, dá-se o início ao confronto, pois o homem que antes vivia no pecado, hoje não mais quer pecar e sua carne por vez, quer deliciar-se dos prazeres do pecado. Então, a luta interior é severa, este homem todavia, passa a buscar em DEUS, forças para dominar e conter as vontades e desejos da carne. Nesta hora podemos dizer que este homem está em comunhão com o ESPÍRITO SANTO DE DEUS, pois está lutando contra o pecado, e isto é andar em ESPÍRITO. Pois ele então está buscando fazer a vontade de DEUS e combatendo os anseios da carne.

Para que se consigamos manter este domínio sobre a carne, é preciso nos fortalecer em espírito, buscando em DEUS esta força, podemos ver isto no trecho do livro de EF 6: 10-20.

Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de DEUS, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do diabo; pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.

Portanto tomai toda a armadura de DEUS, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes.

Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.

Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de DEUS; com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos, e por mim, para que me seja dada a palavra, no abrir da minha boca, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que nele eu tenha coragem para falar como devo falar.

O ESPÍRITO SANTO é a fonte e a energia de nossa vida. Todavia, devemos deixar as nossas vidas serem guiadas pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS. Pensamentos, palavras e atos, tudo deve ser submetido ao controle do DELE. Desta maneira, não satisfazemos os desejos da carne, os quais são anulados pelo poder do ESPÍRITO SANTO. Andamos no Espírito” quando estamos fazendo a vontade do Senhor e debaixo de suas leis em obediência e constante luta para vencermos as tentações da carne, afastando o pecado de nossas vidas.

1.1 - AS OBRAS DA CARNE E FRUTOS DO ESPÍRITO:

“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei”. GL 5:16-17.

Há um grande confronto entre carne e espírito; Um grande confronto espiritual entre ambos, quando decidimos atender ao chamado de DEUS e fizer a sua vontade.

A nossa natureza pecaminosa é responsável por nos incitar ao pecado e pelas paixões que prendem aos prazeres da carne e deste mundo, desde o dia em que descobrimos as formas de pecados. No entanto temos que lutar para vencer esta natureza pecaminosa.

Ainda depois de aceitarmos a JESUS como nosso salvador, a carne ainda pode exercer influência nas nossas vidas; Pode, mas não deve! Se não tivermos a atitude de lutarmos contra os desejos da carne, cairemos em pecado e nos afastaremos da vontade de Deus.

1.2 – AS OBRAS DA CARNE:

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. GL 5:19-21.

Temos uma carne, uma parte física, as quais têm de conviver com ela as vinte e quatro horas do dia. Porém esta carne e tendenciosa ao pecado, porque esta herdou a natureza pecaminosa, ficando, no entanto propensa contrariar a vontade de DEUS e se deleitar aos prazeres do pecado.

O apóstolo PAULO nos relata a necessidade de crucificar nossa carne, ou seja, matar os desejos carnais, renunciando ao pecado em nossa vida e disciplinando a carne, para que, ele não venha fazer a sua vontade, mas sim, que ela venha a fazer a vontade do Espírito, que é a obediência a DEUS.

Pois é, a carne não se converte, ela se inclina para o pecado, para o erro, e deve ser crucificada com Cristo.
Como cristãos somos uma nova criatura, mas por causa da nossa natureza corruptível, podemos agir de maneira antiga, ter ações que correspondam ao velho homem. Há na realidade uma luta em nosso viver diário para anular estas características da carne e produzir uma vida que agrade a Deus, que O honre e O glorifique.

1.3 - FRUTOS DO ESPÍRITO:

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.

E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.

Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. GL 5:22-25.

Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; Porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo ESPÍRITO DE DEUS, esses são filhos de DEUS. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: ABA PAI!

O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de DEUS; E se filhos, também herdeiros, herdeiros de DEUS e co - herdeiros de JESUS; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

2 – A BATALHA CONTRA O REINO DAS TREVAS:

“Pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes”. (EF. 6:12).

Há dois erros primários quando o assunto é a batalha espiritual: excesso e escassez de ênfase. Há aqueles que, para cada pecado, cada conflito e cada problema põem a culpa nos demônios que devem ser então expulsos. Outros ignoram completamente a esfera espiritual, e o fato de que a Bíblia nos instrui que nossa batalha é contra forças espirituais. O segredo do sucesso na batalha espiritual é encontrar o equilíbrio bíblico. JESUS, algumas vezes, expulsou demônios das pessoas, e JESUS algumas vezes, curou pessoas sem mencionar o “demoníaco”. O Apóstolo Paulo instrui os cristãos a começar a luta contra o pecado dentro de si mesmos (Romanos 6), e contra o diabo. (EF 6:10-18).

EF 6:10-12 declara: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de DEUS, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”

Este texto nos ensina algumas verdades cruciais:

(1) Podemos ser fortes apenas no poder do Senhor;

(2) É a armadura de Deus que nos protege;

(3) Nossa batalha é contra forças espirituais do mau presente no mundo.

JESUS é nosso principal exemplo para a batalha espiritual. Observe como Jesus lidou com os ataques diretos de Satanás: “Então foi conduzido JESUS pelo ESPÍRITO ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de DEUS, manda que estas pedras se tornem em pães. ELE, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de DEUS. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de DEUS, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe JESUS: Também está escrito: Não tentará o Senhor teu DEUS. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então lhe disse JESUS: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao SENHOR teu DEUS adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam” (Mateus 4:1-11). A melhor maneira de combater Satanás é como JESUS nos mostrou, ou seja, citar as Escrituras, pois o diabo não pode contra a espada do ESPÍRITO, a PALAVRA do DEUS vivo.

O cristão está no meio de uma grande batalha, e o ser humano é o alvo tanto de Deus quanto do diabo.

“Por isso devemos nos posicionar, saber de que lado estamos, do lado do bem, “DEUS”, ou do lado do mal “,satanás”, não pode sermos neutro.

O cristão é o mais visado pelo inimigo, nosso grande adversário, por isso devemos nos revestir da armadura de DEUS, para resistir contra as ciladas do diabo e seus demônios. Não existe meio termo, não podemos estar em cima do muro.

2.1 - AS ARMADURAS DE DEUS:

A única maneira de vencermos esta batalha é revestirmos das armaduras de DEUS. (EF 6:13-20).

As Armaduras de DEUS é a primeira das armas espirituais que temos que saber usar para poder batalhar contra o diabo e seus demônios e contra o pecado.

As Armaduras de DEUS é uma arma espiritual poderosíssima, mas seu uso correto depende de termos uma sólida base bíblica. E a base bíblica não consiste em somente estudar e conhecer a Palavra, mas principalmente em viver a vida cristã em sua retidão, fazendo JESUS CRISTO viver em nós a cada momento.

As Armaduras de DEUS nos apresentam três condições para que possamos estar cobertos e protegidos por DEUS NOSSO PAI ETERNO:

* Permanecermos firmes contra as ciladas do diabo;

*Resistir no dia mau, para no final dele, permanecermos firmes;

*Batalhar e vencer o diabo e suas hostes espirituais.

DEUS quer nos proteger, para isto temos que querer tua proteção e para isto temos que nos revestir das Armaduras de DEUS.

2.2 - AS ARMADURAS DE DEUS SÃO: CINTURÃO DA VERDADE; COURAÇA DA JUSTIÇA; EVANGELHO DA PAZ; ESCUDO DA FÉ; CAPACETE DA SALVAÇÃO; ESPADA DO ESPÍRITO; ORAÇÃO:

2.3 - CINTURÃO - DA – VERDADE:

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. JO 14:6.

O cinturão da verdade é uma arma de defesa. A verdade é Jesus Cristo. E é a verdade que nos justifica e nos defende perante as acusações do inimigo.

2.4 - COURAÇA- DA – JUSTIÇA:

“isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção”. RM 3:22.

É o revestimento da justiça de Deus em nós, como defesa em meio aos ataques e acusações do inimigo.

2.5 - EVANGELHO - DA - PAZ:

Os apóstolos que andavam com Jesus, calçavam os pés para saírem a campo a fim de pregar o evangelho. E assim iam pregando a verdade, e as cadeias inimigas eram quebradas em cada local por onde o evangelho da verdade passava.

2.6 - ESCUDO- DA - FÉ:

As setas, ou dardos inflamados do maligno, são lançados contra nós o tempo todo. O escudo da fé é a única arma capaz de desviar estas setas. Sem a fé, não podemos nos defender dos ataques do inimigo.

“Ora, a é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” ( HB 11.1)

A fé consiste em uma forma que resulta na credibilidade, confiança em outra pessoa, outro ser.

Difere de crença, porque aquilo em que a fé tem confiança é verdadeiro de fato, e, ainda que muitas vezes ultrapasse os limites da nossa razão, não lhe é contrário. A crença pode ser alimentada de imaginações.

A fé difere da crença porque é uma confiança do coração e não apenas um simples desejo ou aprovação mental de alguém. A fé religiosa é uma confiança tão forte em determinada pessoa ou princípio estabelecido, que produz influência na atividade mental e espiritual dos homens, devendo, normalmente, dirigir a sua vida. A fé é uma atitude, e deve ser um impulso.

O certo e que, "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam". (HB 11:6).


Fé” (gr. pistis), i.e., lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade (Mt 23.23; Rm 3.3; 1Tm 6.12; 2Tm 2.2; 4.7; Tt 2.10).

2.7 - CAPACETE - DA - SALVAÇÃO:

Ao vestirmos este capacete, estamos assumindo a nossa salvação em Jesus Cristo, ou seja, estamos convictos e obviamente sem dúvidas a respeito de que já somos salvos.

2.8 - ESPADA – DO - ESPÍRITO:

A espada do Espírito Santo é a própria Palavra de Deus. Portanto, é uma arma de ataque fundamental. Voltando ao cenário da tentação de Jesus pelo diabo no deserto: Jesus usou da Palavra para paralisar os intentos malignos.

2.9 - ORAÇÃO:

Orar no Espírito (quer dizer, com a mente de Cristo, com Seu coração e Suas prioridades), é o ponto auge do que está envolvido em nos preparar e utilizar todas as armas de Deus anteriormente mencionadas. A oração é o elemento mais importante para a vitória e maturidade espirituais.

3 - CONCLUSÃO:

O Diabo não tem pressa. Ele tem todo o tempo do mundo para nos derrubar. Nós é que temos que ficar preparados para suportar (e sobreviver) às suas astutas ciladas.

E o pecado está diante de nós todo tempo e lugar, nós é que temos de fugir do mal, buscando nossa santificação e está revestido com AS ARMADURAS DE DEUS, a todo instante. Só assim iremos resistir ao mal e alcançarmos nossa salvação.

EV.VIRGÍLIO NASCIMENTO


Nenhum comentário:

Postar um comentário