sábado, 31 de março de 2012

MEFIBOSETE DIANTE DO REI DAVI:


(T (TEXTO BASE: 2SM 9:1-12).


1 - A MORTE DE JÔNATAS E SAUL:

Três dias depois de derrotar os amalequitas que haviam saqueado a cidade, Davi e seus homens ainda comemoravam. A festa foi interrompida, porém, pela chegada de um homem esfarrapado e sujo. Dizia ter notícias importantes para o chefe, e foi trazido à presença de Davi.
— Ô, rapaz. Que acontece com você? De onde você saiu desse jeito?
— Fugi do acampamento de Israel.
— Epa. O que aconteceu?
— Os filisteus, seu Davi. Atacaram a gente e não teve como resistir. Saiu todo mundo correndo, e eles não deixaram quase ninguém vivo. O rei Saul e seu filho Jônatas também morreram.
Davi sentiu uma súbita vertigem e sentou-se. Não podia ser verdade. Jônatas não podia estar morto.
— Peraí. Como é que você sabe que Saul e Jônatas estão mortos?

1.1 – A FUGA E A QUEDA DE MEFIBOSETE: (E Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado de ambos os pés; era da idade de cinco anos quando as novas de Saul e Jônatas vieram de Jizreel, e sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo; e o seu nome era Mefibosete). 2SM 4:4.

1– AS CONSEQUÊNCIAS DA QUEDA DE MEFIBOSETE:

Com a queda, Mefibosete, contraiu uma deficiência, que o marcou eternamente, pois o seu caso era irreversível e com isso estava condenado a viver pelo resto da vida aleijado dos pés.

1.2 - O TRATAMENTO DE MEFIBOSETE PELA SOCIEDADE;

Mefibosete então passou a ser conhecido como o moço aleijado e ninguém mais lembravam que ele era filho de um rei. E assim era tratado pelo que acontecera em sua vida, era apelidado do moço aleijado. Mas o rei Davi, o reconheceu como filho de Jônatas, seu melhor amigo, e neto do rei Saul.

1.3 – COMO O DIABO TEM APELIDADO O HOMEM;

Amados irmãos, assim também é conosco sobre a face da terra, o diabo vem tentando tratar o ser humano, por coisas ruins que acontecera em sua vida, apelidando-lhes por erros e pecados que esses cometerem ao longo de sua vida; Com intuito de denegrir a imagem do homem, humilhá-lo perante a sociedade e atacá-lo psicologicamente, fazendo-o pensar que não há mais jeito, não há mais solução para sua vida. Ele quer que o homem desanime da sua luta pela salvação, com o propósito de roubar sua alma. E assim trata o homem de forma que o mesmo se sinta desprezado em meio à sociedade, ex: o José que cometeu um roubo era taxado de Zé o larápio, o João que assassinou um sujeito em um briga, era chamado de João o matador, a Maria que usava o corpo para ganhar a vida, era conhecido como Maria a prostitua, sem contar com o Mané o Nóia, Luís o Bebum, Tião o caloteiro, Benedito o macumbeiro, etc... E assim, o diabo vem trazendo esses apelidos horríveis que marcaram uma fase de desgraça e pecado na vida do ser humano e providencia que a sociedade venha os conhecer por esses nomes, com o objetivo de humilhá-los e fazer com que esses percam sua auto - estima.

Mas amados irmãos, enquanto o diabo quer que sejamos tratados dessa forma, DEUS, nos chama de filho amado. DEUS nosso PAI, quer eu sejamos felizes e tenhamos paz e que sejamos limpos e livres de todo pecado, (“ Para liberdade que CRISTO vos libertou, portanto sejais livres e não submetais novamente a jugo de escravidão’. GL 5:1); Por isso ele nos lava a cada dia no sangue precioso de JESUS, para que nos purifiquemos de toda imundice do pecado, para que nossa alma seja branca como a neve. E nos trata com amor, com respeito, carinho, amor, apagando toda mancha do passado sujo e vergonhoso da vida do pecador e fazendo –o nascer novamente , a ser uma nova criatura em CRISTO JESUS. No entanto, o Zé larápio, João o matador, a Maria prostituta, Mané o Nóia, Luís o Bebum, Tião o caloteiro, Benedito o macumbeiro, não são mais assim chamados e todavia passam a se chamar, Zé, João, Maria, Mané, Luís, Tião, Benedito de JESUS, são chamados agora de Filhos do DEUS vivo. E como Mefibosete foi reconhecido pelo rei Davi como filho de Jônatas, nós também fomos feitos e reconhecidos como filhos de DEUS POR Jesus cristo.

2 – DAVI MANDA PROCURAR POR MEFIBOSETE: (2 SM 9:3-5).

“E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. Então mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar”.

2.1 – DEUS NOS PROCURA:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.Mateus 11:28 .

3 – DAVI ENCONTRA MEFIBOSETE:

3.1– DEUS NOS ENCONTRA A TRAVÉS DE JESUS CRISTO;

O Deus da minha misericórdia virá ao meu encontro; Deus me fará ver o meu desejo sobre os meus inimigos”.Salmos 59:10

4 – DAVI RESGATA MEFIBOSETE:

4.1 – JESUS NOS RESGATA E DEVOLVE A LIBERDADE

“Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão”.; GL 5:1.

4.2 – DAVI CHAMA MEFIBOSETE Á SENTAR Á MESA COM ELE:

4.3 – JESUS NOS CONVIDA A CEAR COM ELE:

“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”. AP 3:20.

4.4 – O MEDO DE MEFIBOSETE AO APRESENTAR-SE DIANTE DO REI:

4.5 – O NOSSO MEDO AO APRESENTARMOS A DEUS:

“Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares”. JS 1:9.

4.6 – O CONJUNTO DE SENTIMENTOS GUARDADOS EM NOSSO CORAÇÃO, AMOR X ÓDIO:

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto”. SL 51:10.

Ao nosso coração estão expostos dois conjuntos de sentimentos. De um lado está o ódio, do outro o amor. E não há lugar para os dois ao mesmo tempo. Para que um entre, é preciso que o outro saia.

Quando nosso coração está ocupado pelo conjunto do ódio, ele traz consigo, a tristeza, a infelicidade, a amargura, a dor, a falta de fé, a dúvida, a mentira e a enfermidade.

Ao passo que o conjunto do Amor, traz consigo a paz, a harmonia, a vida saudável, a união, a felicidade, a fé, o carinho, o respeito, a confiança, levando-nos a sentir a alegria da salvação.

O trecho da Bíblia relatado acima (SL 51:10), foi um salmo escrito por DAVI, quando arrependido do seu erro, voltou a DEUS, reconhecendo seu pecado e com certeza a contaminação de seu coração. E assim sendo, clamou ao PAI, pedindo-lhe que purificasse o seu coração, para que todos os sentimentos malignos que nele habitara, pudessem ser retirados de seu coração.

Então pediu DAVI a DEUS, um coração puro, capaz de amar, de ter paz, harmonia, para que ele pudesse ter novamente a alegria da salvação. E seguindo ao exemplo de DAVI, hoje nós também necessitamos pedir a DEUS um coração puro. Pois, a humanidade hoje tem endurecido seu coração e cometido atrocidades, que têm contaminado e maculado o seu coração.

Com o coração impuro, o homem tem perdido a liberdade que JESUS lhe deu na cruz do Calvário.

4.7 – MEFIBOSETE É TIRADO DA CIDADE DE LO DEBAR, ( LUGAR ÁRIDO, OU SEJA LUGAR DA TRISTEZA) E SE MUDA PARA JERUSALÉM:

4.8 – NÓS SOMOS TIRADOS DO LUGAR DO PECADO E LEVADO PARA JERUSALÉM ESPIRITUAL.:

“Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas”. AP 22:14.

EV. VIRGÍLIO NASCIMENTO

BLOG: http://evvirgilionascimento.blogspot.com

E-MAIL: ev.virgilionascimento@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário