sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A CONDUTA DO CRISTÃO:


A CONDUTA DO CRISTÃO:

“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”. MT 5:13-16.

1- INTRODUÇÃO:

Todos nós fomos chamados por DEUS, para fazer a sua obra, para sermos purificados e alcançarmos a salvação e a vida eterna em CRISTO JESUS.

Precisamos purificar nossos corações, para termos uma vida santa diante de nosso DEUS PAI e para que o mundo veja a imagem de DEUS através de nós. “Uma vida santa e pura flui naturalmente de um coração santo e puro, O estado ou condição do coração determina o modo de vida”.

Todo homem é naturalmente pecador e conseqüentemente, sem experiência cristã, o qualChristianity is not a mere profession; it is a real inward, or heart, experience. Lhe deixa afastado de DEUS pelo pecado, (Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”). RM 3:23.

Mas JESUS, através do plano de salvação de DEUS, nos eu o direito de vencermos o pecado e tornarmos livres de toda mal, toda condenação. (“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”. RM 8:1).

Logo, há uma mudança radical na vida daquele que aceitou a JESUS como salvador; É como se essa vida moresse e todos seu passado, todo seu pecado fosse apagado e entaõ essa pessoa nasceu novamente em santidade e pureza de espírito. É uma nova chance que a pessoa transformada pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS, tem de viver uma vida digna, com paz, amor, sabedoria, liberdade e no entanto, a chance de alcançar a salvação e a vida eterna ao lado do PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO.

Todavia, essa vida tem uma missão única a cumprir, a qual foi imposta por JESUS, logo após a sua ressurreição; e essa missão encontra-se no livro de Mateus, capítulo 28; versículos, 18 a 20, que diz: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”.

O servo de DEUS, tem esse compromisso para com a obra do PAI, pregar a palavra de DEUS e fazer discípulos, semeando-a a todo os povos, a todas as nações, ensinando as coisas de DEUS e ao povo buscar a asslvação e a vida eterna em CRISTO JESUS.

Mas porém, há um grande problema a ser solucionado por esse que prega a palavra de DEUS, manter sua conduta ilibada e a sua moral, para que tenha autoridade para pregar a palavra e fazer discípulos, pois aquele que prega é espelho para os que houvem e de sua moral e conduta irá depender o futuro espiritual de muitos que o ouvem. E é sobre essa conduta do cristão que iremos tratar e estudar nesse estudo, conforme nos fala o ESPÍRITO SANTO DE DEUS, nesse estudo.


2- O VALOR DO SERVO DE DEUS:

“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens”. MT 5:13.

DEUS levantou homens, para serem vencedores e não para serem motivo de opróbrio e condenação.(“ E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir”. DT 28:13 ).

Mas temos que honrar a condição de cabeça que DEUS nos deu, Creio que essa palavra serve para todos que estiverem dispostos a obedecer os mandamentos do Senhor. O povo de Deus tem sim que estar por cima e não por baixo, foi para isso que Deus nos chamou, para sermos referências nesse mundo tenebroso.

DEUS não dá priviégio alguns, ELE dá privilégios aqueles homens merecedores e que honram sua obra, vivem em obediência com sua palavra e busca sua face constantemente. DEUS tem coisas preciosoas para todos nós, basta crermos, obedecer e seguir a JESUS; É preciso tomarmos uma posição firme e mantermos uma conduta correta para com DEUS. é preciso viver aquilo que a palavra diz. Se não conseguimos entender o que essa palvara diz é porque estamos cegos ou frustrados por não viver essa realidade. Não adianta tentar mudar essa palavra, DEUS é grande e ele tem coisas grandes para nós todos.

Mas portanto, temos que cumprir a missão que JESUS deixou a nós; E, chegando-se JESUS falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”.MT 28:18-20. Nada que um servo de DEUS fizer será maior ou mais importante que essa ordenança de JESUS, ainda que seja usado para cura, para profetizar, em revelação, em louvor,; É certo que todos esses milagres são edificantes e necessários, mas não existe na face da terra milagre maior do que um pecador arrepender-se de seu pecado e aceitar a JESUS como seu salvador. Este é o objetivo principal do servo de DEUS, pregar a Palavra e fazer discípulos.

É certo que nem todos tem o chamado, ou seja , o dom da Palavra, mas existem várias formas de participar no plano e projeto de salvação de vidas; DEUS chamou alguns para pregar a Palavra diretamente, seja em um grupo grande, outros em um grupo médio, outros em pequenos grupos e talvez até com uma só vida. Já outros, DEUS chamou para interceder por salvação de vidas, outros para contriubuirem financeiramente com a obra, outros para preparem literaturas, outros para formarem líderes, pregadores; E assim todos nós temos uma função para participarmos nesse projeto de salvação de vidas.

O Senhor tem falado muito conosco sobre a urgência da proclamação do evangelho. Alguém pode perguntar: "Por que é necessário pregar o Evangelho?" Seguem sete pontos para que possamos refletir melhor neste assunto:
1. A pregação do evangelho do reino foi uma prioridade do ministério de JESUS (Mc.1.38; Mt.4.23; Mt.9.35);

2. A pregação do evangelho do reino é uma ordem de Jesus a seus discípulos (Mc.16.15);
3. A pregação do evangelho do reino é a primeira atitude da missão de fazer discípulos (Mt.28.18-20);
4. A pregação do evangelho do reino é o meio pelo qual Deus decidiu salvar os que crêem (1Co.1.21; Rm.10.13-15);
5. A pregação do evangelho do reino é nossa missão e prioridade neste mundo (At.20.24);
6. A pregação do evangelho do reino é extremamente urgente por estarmos correndo contra o tempo. Não sabemos o dia nem a hora da vinda de Jesus e não sabemos quando as pessoas morrerão (Mt.24.44; 25.13; Hb.9.27; Tg.4.14,15);
7. A pregação do evangelho é um dos aspectos do propósito do discipulado (Lc.9.59,60). Somos discípulos de Jesus para pregarmos; e pregamos para fazer discípulos.

No entanto o servo de DEUS que não atende a ordenança de JESUS, a pessoa que se diz ser servo de DEUS e não procura cumprir em missão, conforme DEUS lhe chamou, é como o sal insípido( sem sabor), para nada há de servir. “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens”. MT 5:13.


3- A CONDUTA DO VERDADEIRO CRISTÃO:


Vós sois a luz do mundo:

Temos que ser verdadeiros cristãos , o cristão verdadeiro, sabe que o Evangelho não é dinheiro, nem fama, nem saúde física, embora está as coisas podem ser-nos dadas unicamente “segundo a vontade de Deus”. Ser verdadeiramente cristão implica em algo profundo, em ter a vida transformada, não está na cura física, nem tão pouco numa vida prospera. Que tipo de transformação de vida está havendo em você desde que aceitou JESUS? Ser “cabeça” ou “calda” pouco importa, aliás, volto a lembrar que na serpente um depende do outro, tanto calda como rabo fazem parte do conjunto da obra de DEUS e não é demérito para ninguém na obra do Senhor. Estamos buscando uma santidade interesseira onde “eu me santifico e DEUS me abençoa”? Meu irmão DEUS é bom, mas Ele não é comerciante. A Sua graça Ele não negocia, ele a dá. A santificação só é santificação para DEUS quando é feita por amor a ELE, quando se tem uma conduta correta, ilibado. Quando se é um verdadeiro cristão, que foge da aparência do mal, que procura vencer o pecado a cada instante de sua vida, que deixa ser lavado no sangue de JESUS a todo instante; O verdadeiro cristão não tem com que se envergonhar, não se contamina com as imundícies desse mundo tenebroso e nem se deixa enganar pelas artimanhas do diabo. Todavia, procurar viver sua vida, fundamentada na fé, aprendendo a renunciar ao mundo, ao diabo e sua própria carne, e a viver em obediência a DEUS. Portanto, Vós sois a luz do mundo”;

4 – OBEDIÊNCIA:


“Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro”. 1PE 1:22.

Cada um de nós tem uma missão aqui na terra. Nossa primeira missão, é isso vale para todas as criaturas de Deus, é amar a Deus e servi-Lo e amarmos uns aos outros, fazendo o bem por toda nossa vida. Servir a Deus é servir àqueles que necessitam. Exercendo nossa fé em DEUS, renunciando ao mundo, ao diabo e a nos mesmos e buscando em tudo o conhecimento de DEUS, obedecendo a seus mandamentos e preceitos:

O melhor que podemos fazer pela nossa vida é obedecer a Deus. A Bíblia diz em Deuterenômio 30:15-16 “Vê que hoje te pus diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal. Se guardares o mandamento que eu hoje te ordeno de amar ao Senhor teu Deus, de andar nos seus caminhos, e de guardar os seus mandamentos, os seus estatutos e os seus preceitos, então viverás, e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que estás entrando para a possuíres.” Deuterenômio 10:12-13 “Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que Andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno para o teu bem?”
Que têm que ver umas com as outras a lei, a graça e a obediência? A Bíblia diz em Romanos 5:20 “Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça.”


A obediência pode livrar-nos de doenças. A Bíblia diz em Êxodo 15:26 “dizendo: Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara.”


A obediência é a chave para uma vida de sucesso. A Bíblia diz em Josué 1:8 “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.”
Seremos avaliados em termos da nossa obediência aos mandamentos de Deus. A Bíblia diz em Mateus 5:19 “Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.”


A obediência é um dos resultados de amar a Deus. A Bíblia diz em João 14:15, 23 “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. … Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.”
O Espírito Santo só será dado àqueles que obedecem a Deus. A Bíblia diz em Atos 5:32 “E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.”


Jesus obedeceu ao Seu Pai dando-nos um exemplo de como devemos obedecer ao Senhor. A Bíblia diz em Hebreus 5:8-9 “Ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu; e, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem.”
Deus aconselha-nos que obedeçamos às leis do nosso país. A Bíblia diz em Romanos 13:1-2 “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.”


Em certas ocasiões a obediência a Deus pode requerer a desobediência aos poderes terrestres. A Bíblia diz em Atos 5:29 “Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens.”
Os filhos devem obedecer e honrar os seus pais. A Bíblia diz em Efésios 6:1-3 “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.”

5 – UVASO NOVO NAS MÃOS DE DEUS:


“A palavra do SENHOR, que veio


a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR: Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel”. JR 18:1-6.

O profeta Jeremias foi chamado a descer à casa do oleiro para receber uma mensagem de Deus para a nação de Judá (Jr 18.1-6). Ali ele viu o oleiro moldando o barro e fazendo dele um vaso novo. O vaso havia se estragado, mas em vez do oleiro jogar o vaso fora, fez dele um vaso novo.

E desta forma acontece em nossas vidas; DEUS criou o homem em santidade e pureza de coração, mas o homem desviou-se para o mal, perdendo sua santidade e pureza de coração, dando origem ao pecado e todo mal que assola o mundo hoje, perdendo o direito da salvação. Somos vasos do senhor e o pecado nos quebrou; É preciso que o senhor nos molde novamente e faça de nós um vaso novo. DEUS jamais nos descartará, mas é preciso deixar que ele nos molde, nos transforme e faça de nós um vaso novo, cheio de unção, cheio de suas bênçãos. É preciso deixar as velhas práticas, costumes, manias e nos colocarmos nas mãos de DEUS, para que possamos ser transformados pelo teu ESPÍRITO SANTO.

E como o vaso nas mãos do oleiro que se quebrou e foi restaurado, assim também temos de ser restaurado por DEUS e ser um vaso novo nas mãos do SENHOR.

5.1 - Deus não faz de você um vaso segundo o seu querer, mas um vaso segundo o seu propósito soberano:

Deus fez do vaso que se lhe havia estragado nas mãos um vaso novo, segundo bem lhe pareceu. A obra de Deus em você não é conforme os ditames da sua vontade, mas conforme os propósitos soberanos do próprio oleiro divino. Deus tem o melhor para você. Os planos de Deus para a sua vida são mais elevados do que os seus próprios sonhos. O projeto de Deus para a sua vida são mais altaneiros que os seus próprios projetos. A vontade de Deus e não a sua deve prevalecer em sua vida. Ele é o oleiro, e você o barro. Não é o barro que manda no oleiro; é o oleiro que molda o barro. O oleiro tem o direito de fazer do barro o que lhe aprouver. O oleiro divino que molda você é o mesmo que espalhou as estrelas no firmamento e o mesmo que lançou os fundamentos da terra. O oleiro divino está empenhado em esculpir em você a beleza de Jesus. Seu projeto eterno é transformar você à imagem do Rei da glória. Ele lhe predestinou para você ser conforme à imagem do seu Filho. Deus jamais desistirá desse projeto. Seus planos não podem ser frustrados. Se preciso for, ele vai quebrar o vaso e fazê-lo de novo. Mas, jamais vai desistir de fazer de você, um vaso de honra.

6 – CONCLUSÃO:

DEUS tem planos reais em nossa vida, onde temos segurança, podemos nele descansar. Mas para que possamos nos enquadrar nesse plano de DEUS e alcançar a salvação e a vida eterna, temos que deixar DEUS nos transformar, nos direcionar, e se preciso for nos quebrar e fazer de novo, como o vaso nas mãos do oleiro. Deixar DEUS retirar de nós tudo que não presta; orgulho, avareza, mentira, ódio, preguiça, malícia, maledicência, inquietação, precipitação, maldade, enfim, deixar DEUS retirar o pecado de dentro de nós.

Bendito seja o nosso DEUS que através de sua pela sua palavra viva e eficaz, transforma e molda nossos corações, retirando toda impureza de dentro de nós e que nos consola no dia mal.

EV. VIRGÍLIO NASCIMENTO

IGREJA BATISTA GETSÊMANI – MISSÃO NOVA LIMA - MG


“V

Nenhum comentário:

Postar um comentário