terça-feira, 29 de março de 2011

"FÉ, RENÚNCIA E OBEDIÊNCIA"

PÁGINA Nº10
TÍTULO: FÉ, RENÚNCIA E OBEDIÊNCIA:



“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos,
nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR,
porque, assim como os céus são mais altos do que a terra,
assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos
caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os
vossos pensamentos.” IS 55:8-9
O mundo hoje tem vivenciado problemas adversos e na maioria das vezes, o homem não entende o porquê do acontecido. Ficam se perguntando qual razão do acontecido. Espantam-se, escandalizam-se e, todavia não vêem que o próprio mentor de tudo isto e ele; que a cada dia procura complicar seu método de vida.
A violência cresce assustadoramente, a corrupção, a fome, misérias tornaram-se hoje convívio da humanidade; O adultério, prostituição. Furtos, roubos, Lares divididos, homicídios estão integrados a vida humana.

Em OS 4:1-4(Ouvi a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus. Só permanecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar e o adulterar; fazem violência, um ato sanguinário segue imediatamente a outro. Por isso a terra se lamentará, e qualquer que morar nela desfalecerá, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar serão tirados. Todavia ninguém contenda ninguém repreenda, porque o teu povo é como os que contendem com o sacerdote).
Podemos descrever o que ha por trás da vida humana na atualidade; Falta amor, verdade e conhecimento de DEUS, fazendo diminuir a fé e impedindo, que o homem faça a vontade de DEUS, levando-o a uma vida fora dos padrões proposto pelo nosso PAI ETERNO.

E por isso passamos a destacar três assuntos que são essenciais a vida saudável, de paz e repletas das bênçãos de DEUS em nossas vidas.
Fé, renúncia e obediência; Podemos dizer que são temperos indispensáveis a vida do servo de DEUS, os quais se faltarem, o homem não conseguira ter uma vida digna de ser chamado filho de DEUS, tendo como conseqüências o que diz no versículo acima citado (OS 4:1-4).

FÉ: "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam a convicção de fatos que se não vêem". - (HB 11:1).
É uma verdade absoluta, real, existente, inequívoca, incontestável, declarada.
(do grego: pistia e do latim: Fides) é a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém.
A fé se relaciona de maneira unilateral com os verbos acreditar, confiar ou apostar, isto é, se alguém tem fé em algo, então acredita ,confia e aposta nisso, mas se uma pessoa acredita confia e aposta em algo, não significa, necessariamente, que tenha fé.
A diferença entre eles, é que ter fé é nutrir um sentimento de afeição, ou até mesmo amor, pelo que acredita,confia e aposta. "O certo e que, "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam". (HB 11:6).

A fé consiste em uma forma que resulta na credibilidade, confiança em outra pessoa, outro ser.

Difere de crença, porque aquilo em que a fé tem confiança é verdadeiro de fato, e, ainda que muitas vezes ultrapasse os limites da nossa razão, não lhe é contrário. A crença pode ser alimentada de imaginações.

A fé difere da crença porque é uma confiança do coração e não apenas um simples desejo ou aprovação mental de alguém. A fé religiosa é uma confiança tão forte em determinada pessoa ou princípio estabelecido, que produz influência na atividade mental e espiritual dos homens, devendo, normalmente, dirigir a sua vida. A fé é uma atitude, e deve ser um impulso.

A fé cristã é uma completa confiança em Cristo, pela qual se realiza a união com o Seu Espírito, havendo a vontade de viver a vida que Ele aprovaria. Não é uma aceitação cega e desarrazoada, mas um sentimento baseado nos fatos da Sua vida, da Sua obra, do Seu Poder e da Sua Palavra. A revelação é necessariamente uma antecipação da fé. A fé é descrita como “uma simples, mas profunda confiança naquele que de tal modo falou e viveu na luz, que instintivamente os Seus verdadeiros adoradores obedecem à Sua vontade, estando mesmo às escuras”. A mais simples definição de fé é uma confiança que nasce do coração.

A FÉ EM JESUS CRISTO:

A fé em Jesus Cristo é a única condição prévia que Deus requer do homem para a salvação. A fé não é somente uma confissão a respeito de Cristo, mas também uma ação dinâmica, que brota do coração do cristão que quer seguir a Cristo como Senhor e Salvador (. Mt 4.19; 16.24; Lc 9.23-25; Jo 10.4, 27; 12.26; Ap 14.4). E esta fé em JESUS cristo é fundamentada em quatro elementos:

1- Confiar em JESUS CRISTO como nosso salvador:

Fé significa crer e confiar firmemente no Cristo crucificado e ressurreto como nosso Senhor e Salvador pessoal (ver Rm 1.17). Importa em crer de todo coração (At 8.37; Rm 6.17; Ef 6.6; Hb 10.22), ou seja: entregar a nossa vontade e
a totalidade do nosso ser a Jesus Cristo tal como Ele é revelado no NT.


2 – Arrependimento:

Fé inclui arrependimento, desviar-se do pecado com verdadeira tristeza (At 17.30; 2Co 7.10) e voltar-se para Deus através de Cristo. Fé salvífica é sempre fé mais arrependimento (At 2.37,38; ver Mt 3.2).

3 – Obediência a JESUS:

A fé inclui obediência a Jesus Cristo e à sua Palavra, como maneira de viver inspirada por nossa fé, por nossa gratidão a Deus e pela obra regeneradora do Espírito Santo em nós (Jo 3.3-6; 14.15, 21-24; Hb 5.8,9). É a “obediência que provém da fé” (Rm 1.5). Logo, fé e obediência são inseparáveis (cf. Rm 16.26). A fé salvífica sem uma busca dedicada da santificação é ilegítima e impossível.

4 – Fidelidade a JESUS:

A fé inclui sincera dedicação pessoal e fidelidade a Jesus Cristo, que se expressam na confiança, amor, gratidão e lealdade para com Ele. A fé, no seu sentido mais elevado, não se diferencia muito do amor. É uma atividade pessoal de sacrifício e de abnegação para com Cristo (cf. Mt 22.37; Jo 21.15-17; At 8.37; Rm 6.17; Gl 2.20; Ef 6.6; 1Pe 1.8).

RENÚNCIA: "E dizia JESUS a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”. (LC 9:23).

RENÚNCIA: Abrir mão de, desistir da posse de: Rejeitar, recusar, não querer: Renegar algo Deixar voluntariamente:
Num contexto religioso rejeitar ao mundo, ao diabo e a si mesmo, consagrar-se à vida religiosa.
E assim sendo, num contexto religioso, podemos definir renúncia como sendo o ato de abrir mão de todas as coisas que possam impedir um relacionamento saudável e fiel com JESUS.
Ou ainda deixar de praticar atos que impeça a nossa plena comunhão com o PAI ETERNO. É deixar de lado os prazeres do mundo, as oferendas do diabo e até abdicar de nossas próprias vontades, desejos e cobiças, para alcançarmos a vida eterna ao lado do PAI, FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.
Portanto há três coisas pelas quais teremos que renunciar, para alcançarmos a salvação e a vida eterna em JESUS CRISTO:
1 - Negar a si mesmo: LC 14:33

Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo.
Negar a si mesmo, não significa somente abrir mão dos sonhos. A atitude de negar a si mesmo implica em abrir mão de sua vontade para fazer a vontade de Deus. Significa dizer não para a própria carne e dizer sim para os propósitos do Senhor.
2- RENUNCIAR, A PRÓPRIA CARNE. (GL 5:16-18).

Cristo pede também a renúncia do eu. Temos de renunciar à nossa própria vontade, que por ser fundamentalmente má, é a raiz de todo ato pecaminoso. Para seguir a Cristo temos de abrir mão do direito sobre a própria vida.
Na verdade a vida que temos, pertence a Deus, por direito de criação e por direito de redenção. É necessário abdicar o trono do coração e colocar o cetro na mão de Jesus, homenageá-Lo como nosso Rei. Temos de dizer não ao eu, e sim a Cristo.
A submissão da vontade ao Salvador poderá parecer coisa estranha. Mas eu pergunto: Acaso Deus escraviza Seus filhos? A verdade, é que a escravidão existe quando estamos sem Cristo, quando vivemos no pecado.


3 – RENUNCIAR AO DIABO:
“ E disse JESUS, o ladrão veio somente para matar, roubar e destruir, eu vim para que tenham vida e vida em abundância”. (JO 10:10).
Uma das maiores mentira que existe sobre a face da terra, é que o diabo não existe. Muitos dizem e verdadeiramente não acreditam na sua existência.
E este fato é o que mais lhe agrada, pois enquanto muitos não crêem em sua existência, ele pode agir tranquilamente na vida destes, sem ter nenhuma resistência ou oposição à sua ação.
Assim, ele vem atuando em muitas vidas, matando esta vida espiritualmente, afastando-as dos propósitos de DEUS, e também matando carnalmente, arrastando várias vidas para a condenação eterna.
Vem agindo também, roubando a paz, a harmonia, o pudor, a ética, a alegria, a saúde e até as finanças de várias pessoas, principalmente aquele que não crer em tua existência, assim como, aquele que mesmo crendo em tua existência, insisti em satisfazer a tua vontade, desobedecendo a DEUS e levando a vida longe dos padrões divino do nosso CRIADOR.
E por fim ele age destruindo vidas, através de armadilhas, laços, criando barreiras, destruindo assim os sonhos de uma vida saudável, feliz.
Com isto, muitos lares divididos, guerras, fomes, misérias, corrupção, vícios, adultérios, prostituição, lascívia, etc. vêm assolando a terra, o homem não consegue entender o motivo destes acontecimentos.
OBEDIÊNCIA: "Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro”. (1 PE 1:22).
A obediência (do latim obedire = obedecer) pode ser classificada como uma das virtudes e se define como um comportamento pelo qual um ser aceita as ordens dadas por outro.
O termo obediência, tal como a ação de obedecer, conduz da escuta atenta à ação, que pode ser puramente passiva ou exterior ou, pelo contrário, provocar uma profunda atitude interna de resposta. Obedecer a requisitos ou proibições realiza-se por meio de conseqüentes ações apropriadas ou omissões. Obedecer implica, em diverso grau, a subordinação da vontade a uma autoridade, o acatamento de uma instrução, o cumprimento de um pedido o a abstenção de algo que é proibido.

A figura da autoridade que merece obediência pode ser uma pessoa ou uma comunidade, mas também uma idéia convincente, uma doutrina ou uma ideologia e, em grau superior, a própria consciência e principalmente a DEUS.
Cada um de nós tem uma missão aqui na terra. Nossa primeira missão, é isso vale para todas as criaturas de Deus, é amar a Deus e servi-Lo e amarmos uns aos outros, fazendo o bem por toda nossa vida. Servir a Deus é servir àqueles que necessitam. Exercendo nossa fé em DEUS, renunciando ao mundo, ao diabo e a nos mesmos e buscando em tudo o conhecimento de DEUS, obedecendo a seus mandamentos e preceitos:
O melhor que podemos fazer pela nossa vida é obedecer a Deus. A Bíblia diz em Deuterenômio 30:15-16 “Vê que hoje te pus diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal. Se guardares o mandamento que eu hoje te ordeno de amar ao Senhor teu Deus, de andar nos seus caminhos, e de guardar os seus mandamentos, os seus estatutos e os seus preceitos, então viverás, e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que estás entrando para a possuíres.”


CONCLUSÃO:

Após estudarmos sobre os três assuntos propostos acima, nesse estudo, concluímos que a Fé, Renúncia e Obediência, são três elementos indispensáveis a vida daquele que almeja a salvação.
Visto que sem fé é impossível agradar a DEUS, o primeiro passo a desenvolver em nossa vida é o exercício da fé, depositando em JESUS, toda nossa vida.
Aceitando-o como nosso salvador, renascendo a ÁGUA e do ESPÍRITO, orando, jejuando e mantendo em constante vigilância. Limpando o coração de todo ódio, tristeza, dor: Deixando nascer o amor, a paz, a harmonia, podendo assim sentir a alegria da salvação.
O segundo passo é aprender a renunciar, conforme disse JESUS, (em Lc 9:230) , ”Aquele que quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome tua cruz e me siga”.
Temos de renunciar ao mundo, com todos seus prazeres e ofertas, que tenta nos iludir como sendo algo muito benéfico á nosso corpo, mas com certeza é mortal para a alma.
Também temos de renunciar ao diabo, que com toda tua astúcia, tenta nos iludir e enganar com propósito de roubar nossa salvação, matar nossa vida espiritual e destruir nossa vida, nossa comunhão com DEUS PAI. (J0 10:10).
E por fim renunciar a nossa própria carne. Todavia é o mais difícil e longo caminho que teremos de percorrer, pois estamos ligados com a carne vinte e quatro horas por dia, mas temos de aprender com JESUS, a dominar esta carne e discipliná-la, fazendo com que ele submeta ao espírito e faça contudo a vontade do espírito.” Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne.
“Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis”. GL 5:16-17
E por fim obedecer em tudo a vontade de DEUS, através daquele que ele enviou JESUS CRISTO, amando a DEUS em primeiro lugar e ao próximo como a nós mesmos.
Procurando conhecer a DEUS, através da leitura da Palavra, buscando tua face, seguindo rigorosamente os mandamentos a nós deixados por ele.
Logo concluímos que sem fé, sem renuncia e sem obediência, é impossível alcançar a salvação, é impossível trilhar os caminhos do SENHOR.
Quero, no entanto deixar a todos esta mensagem de DEUS, contida neste livro, que ela sirva para lhe impulsionar a caminhar rumo á salvação. E deixo também o exemplo de obediência de JESUS, o qual nos salvou e nos libertou de todo o pecado.
JESUS, apoiar cear com seus discípulos, saiu com eles para um lugar chamado Jardim – do Getsêmani, onde tinha ELE conhecimento de tudo que se passaria naquele lugar. Sabia ELE que ali seria preso pelos líderes religiosos, como também, todo tortura, sofrimento e agonia que passaria nas próximas horas até a tua morte na cruz.
Diante tudo isto, orou ao PAI, pedindo-lhe, se possível fosse, afastasse dele este cálice de sangue, quer dizer, todo aquele sofrimento. Sentia ELE uma dor e uma angústia tão forte, que logo sua oração foi ouvida pelo PAI que está nos céus, devido á sua obediência.
Através de tua obediência, ele tocou o coração de DEUS, quando declarou , “Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua” (Lucas 22:42). DEUS lhe concedeu a vitória, enviando um anjo para lhe fortalecer.
E assim temos que aprender que estamos aqui no mundo na qualidade de servos de DEUS e para isto, teremos que esta disposto a fazer a vontade do PAI que está nos céus, ainda que não seja a nossa vontade, como também, teremos de deixar de fazer muitas coisas em obediência a nosso DEUS.
JESUS, no entanto obedeceu em tudo a vontade do PAI, visto que ELE entendeu o plano de DEUS e que não existia outro meio para salvar a humanidade, senão derramar teu sangue por nós.
E desta forma ELE cumpriu o sacrifício imposto por DEUS PAI, em humildade e obediência, solucionando o problema do pecado da humanidade. E ao mesmo tempo nos ensinou a lição da obediência, que é uma das armas mai poderosas para alcançarmos o coração de DEUS e conquistarmos a vitória.
Deixe JESUS habitar em teu coração.

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS.

EV.VIRGÍLIO NASCIMENTO
e-mail:
ev.virgilionascimento@bol.com.br
Website: http://evvirgilionascimento.blogspot.com
IGREJA BATISTA GETSÊMANI MISSÃO NOVA LIMA –MG
Av. Presidente Kennedy -
668 - Bairro Cabeceiras - Nova Lima – MG

4 comentários:

  1. fico feliz por você ,pois você é um servo de deus , Não existem prisões que contenham a voz de quem adora ao Senhor!!!...virgilio vc é um amigo muito especial te desejo tudo e nada tudo que te faça feliz e nada que te fassa solfrer, bjs

    ResponderExcluir
  2. Ola, querido irmão, passei por aqui para deixar o links de como deixar a musica no fundo, mas o irmão ja consegui,, se quiser alguma informação é só falar. ok? Fique na paz do Senhor Jesus!!

    confira esta postagem:

    http://espiritosantoevoce.blogspot.com/2011/03/e-impossivel-mais-deus-pode.html

    ResponderExcluir
  3. olá , lindo Estou sempre lendo o seu blog,me endentifico muito com suas palavras!!!
    que deus continue te abençoeando!!
    bjsssssssss
    Fik na Paz

    ResponderExcluir
  4. oi Virgilio, fico muito feliz pela pessoa que voce é. te admiro muito, Deus te abencoe grandemente.

    ResponderExcluir