segunda-feira, 28 de março de 2011

"EM BUSCA DA SALVAÇÃO E DA PAZ"!


PÁGINA Nº: 09
TÍTULO: EM BUSCA DA SALVAÇÃO E DA PAZ



EM BUSCA DA SALVAÇÃO E DA PAZ: (SL 34:14-18).


Aparta-te do mal, e faze o bem; Busca a paz, e segue-a.

Os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.

A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles.

Os justos clamam e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias.

Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado; E salva os contritos de espírito.


INTRODUÇÃO:

Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações ou agitação. pode –se definir como à ausência de violência ou guerra. E é esse o grande alvo do diabo, sobre a humanidade, o qual, tenta de toda as formas perturbar ou mesmo roubar a paz do homem; E no mundo de hoje, tem obtido êxito, pois o homem, fechou os olhos para DEUS e tem aberto portas para o diabo agir em meio a humanidade, destruindo a paz existente entre os homens, que por sua vez, fazem guerras, deixam seus semelhantes passarem fome.

É lamentável para nós, observamos os caminhos que humanidade tem andando e a conduta que vem apresentando diante do SENHOR.

Ao criar o homem, DEUS o fez em santidade e o colocou no jardim do Édem, com o propósito de cuidar e lavrar o jardim (GN2:15); Porém, ordenou ELE ao homem que do fruto da árvore do conhecimento, ele não
Comesse,(GN 2:16).Mas então o homem desobedeceu a DEUS e comeu do fruto, cometendo o primeiro pecado da história da humanidade.

E assim, o pecado foi alastrando na humanidade, logo veio o primeiro homicídio (GN 4:8). E o pecado continuou-se alastrar sobre a face da terra, a humanidade foi se multiplicando e cada vez mais o pecado se espalhava sobre a face da terra; (GN 6:11).

E então foi preciso DEUS intervir e acabar com a humanidade, enviando o dilúvio sobre a face da terra; (GN 7:6). E poupou DEUS a Noé e sua família.

E assim começou novamente uma nova história da humanidade.

Porém, o homem continuou seu caminho pecaminoso e logo a humanidade estava novamente manchada no pecado.

E assim foi preciso que DEUS interferisse novamente na história da humanidade, e criasse um plano para salvar de vez o homem do pecado, elaborando assim o Plano da Salvação; (JO 3:16).

E mesmo assim, o homem tem relutado contra DEUS e insiste em permanecer no pecado.


1- O ABISMO DO PECADO:

O Pecado sempre foi um termo principalmente usado dentro de um contexto religioso e hoje descreve qualquer desobediência à vontade de DEUS; Em especial, qualquer desconsideração definida das Leis reveladas pela Palavra de DEUS.
O Pecado em si revela a falta de amor do homem, para com DEUS, seus semelhantes e contra si próprio, pois o amor e o pecado estão inversamente proporcionais; Á medida que o pecado cresce, o amor desaparece e à medida que nasce o amor o pecado desaparece.
Na verdade, o pecado é nada menos que a falta de amor, pois quem peca não ama e quem ama, não peca.
O pecado é uma afronta a DEUS, a falta de conformidade com a lei de DEUS, é o caminho que leva o homem ao abismo, a perdição eterna.

1.1– A QUEDA DO HOMEM; GN 3:1-24:

Depois que Adão foi formado do pó da terra Deus criou um jardim preenchendo-a com belas árvores frutos. (GN 2: 8-9); Adão foi colocado no Jardim do Éden como caseiro, para cuidar e lavrar o jardim,com apenas uma lei pela qual ele teria que seguir como um ato de obediência a Deus. Ele não poderia comer do fruto e nem tocar na árvore do conhecimento do bem e do mal.
“E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente. Mas a árvore do conhecimento do bem, tu não o mal e de comê-lo: no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. - GNs 2: 16-17

A serpente ( o diabo),sabia que ele só precisa de fazer um deles ver que Deus não queria dizer o que disse. Satanás fez Eva acreditar que Deus estava segurando a bondade delas. Depois que Eva comeu do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, Adão tomou a decisão de desobedecer a Deus e também comer do fruto.
“E os olhos de ambos se abriram, e eles sabiam que estavam nus, e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do Senhor Deus que passeava no jardim pela viração do dia: o homem e sua mulher esconderam themselvesw da presença do SENHOR Deus entre as árvores do jardim. GN 3: 7-8
Adão e Eva se envergonharam e sentiu culpa por desobedecer a Deus. Eles estavam tão cheios de vergonha que se esconderam de Deus quando Ele veio a caminhar com eles no jardim.
1.1.1 A CONSEQUÊNCIA DO PECADO:
Em GN 3:14 - 24, a Bíblia nos diz que Deus amaldiçoou a serpente para o papel que ele desempenhou na fraude de Adão e Eva. Adão e Eva, ambos sofreram conseqüências que ainda hoje sofremos. Deus nos diz em GN 3:20 que Eva é a mãe de todos os viventes. Isso quer dizer que somos descendentes de Adão e Eva. Por causa do seu pecado no jardim nós nascemos com o pecado. A escolha de desobedecer a Deus por Adão e Eva levou à queda do homem, levando-nos a ser pecadores aos olhos de Deus. “Pois todos pecaram e destituídos da glória de Deus”. RM 3:23.
1.2 -O PLANO DE SALVAÇÃO:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.JO 3:16.
O Plano da Salvação de DEUS NOSSO PAI, tem como objetivo a SUA ação para a salvação o homem, que estava totalmente decaído e entregue ao pecado.
Naquele instante é como se criasse um grande abismo, sendo que de um lado estava DEUS, com todo seu poder, glória e majestade; E de outro estava o homem, profundamente imerso no pecado. E esse abismo, fez-se a separação entre DEUS e o homem, pois DEUS não podia ir até o homem, pois ele não coabitava com o pecado, pois esse refletia mal ao seus olhos, de outro lado estava o homem decaído, que não conseguia chegar até DEUS, não conseguia transpor o abismo.
Foi preciso então que DEUS criasse um plano que iria fazer o homem retornar a ELE em pureza de espírito e santidade. E assim criou uma PONTE sobre esse abismo, estabelecendo um caminho para que o homem pudesse passar e chegar a ELE.”Respondeu-”lhes JESUS: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. JO 14:6.
DEUS em sua infinita sabedoria, já havia estabelecido uma forma de livrar o homem, caso ele cometesse tal pecado, por seu amor e misericórdia, Ele sabia que sendo o doador da vida, ao se afastar d’Ele, o homem morreria. O preço pago pela desobediência teria que ser a morte, causa natural do afastamento de Deus. O Plano da Salvação consistia em alguém morrer pelo pecador, para que esse pudesse ser redimido; mas não poderia ser um outro pecador, porque essa morte não teria sentido, nem poderia ser um Anjo, porque o sacrifício não seria suficiente, visto que os Anjos, também estão sujeitos à DEUS, obedecem-lhe, possuem a opção do Livre Arbítrio, e não têm poder sobre a Morte.
Resta apenas o próprio DEUS, que seria um sacrifício suficiente para salvar o pecador de sua condenação eterna, a morte;
Nisso consistia o Plano de Salvação estabelecido por DEUS antes mesmo da criação do mundo, de que seu mandamento era tão importante, que só o próprio DEUS morrendo, poderia livrar alguém da culpa pelo pecado, garantindo assim o perdão para o pecador.
E assim sendo enviou DEUS seu filho JESUS CRISTO, para fazer-se sacríficio vivo para redenção de nosso pecado.
É eminente destacar o amor de DEUS por nós, ao elaborar o plano da salvação. (“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”. JO 3:16 e 17). DEUS nos ama e quer que creiamos NELE, que aproximemos DELE, para isso demonstrou todo seu amor por nós, ao doar seu filho JESUS CRISTO, para fazer sacrifício por todos nós. E hoje ELE requer que o amemos e entreguemos totalmente a sua obra, para que se complete o seu plano de salvação em nossa vida. Pois esse plano de salvação consiste unicamente no amor, que é a manifestação de DEUS em nós.

1.3 - O PECADO NOS DIAS DE HOJE:


Como o pecado tem si manifestado na humanidade nos dias de hoje, feitos maléficos do homem,
Tem deixado surpreso ele mesmo, diante tanta maldade, tanta mentira, tanta crueldade, fatos esses que tem afastado o ser humano da presença de DEUS e fazendo banir o amor de seu coração, resultando na falta de paz sobre a face da terra. Guerras, fome, miséria, crimes, assassinatos, assaltos, violência, estupro, pedofilia, prostituição, adultério, conflitos de gerações, lares divididos: São pecados cometidos por pura malícia, pois indicam a própria vontade de cometer o deslize, mesmo sabendo o mal que está praticando, mas mesmo assim faz e continua fazendo o que não pode e não deve ser feito.
2.1– A CONTENDA ENTRE DEUS E O HOMEM; (Ouvi a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus. Só permanecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar e o adulterar; fazem violência, um ato sanguinário segue imediatamente a outro). OS 4:1-2.

3-QUANDO DECIDIMOS LUTAR CONTRA O PECADO:


Logo, o pecado é uma mancha na vida do homem que tem que ser apagada e lavada e só o sangue de JESUS, pode apagar lavar e limpar esta mancha de nós. Para isto foi preciso DEUS, doar o melhor de si, seu único filho, para morrer na cruz por nossos pecados. E como conseqüência do nosso pecado, para que o plano de Salvação fosse cumprido, foi preciso fazer a separação entre o PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO.
Pois DEUS ficou no céu, coordenando o plano, o ESPÍRITO SANTO, veio sobre a face da terra para convencer o homem do pecado e a fazer com que este enxergasse a necessidade da salvação. E por sua vez, JESUS, se fez homem e veio cumprir o plano de morrer na cruz e derramar Teu sangue por nós.
Portanto, além de todo mal que o pecado nos traz, também trouxe conseqüências a SANTÍSSIMA TRINDADE, que teve de separar para que tivéssemos acesso à salvação.
O pecado nos afasta de DEUS, nos corrói, porque está presente na vida de cada indivíduo desde o momento do seu nascimento, o pecado nos trouxe a morte, trouxe maldição sobre a humanidade e, contudo, trouxe uma guerra entre o homem e DEUS. (0S 4:1-9).
Somente o sangue de JESUS pode nos purificar do pecado, para isto é preciso entregar nossas vidas a ELE e deixar que ELE nos purifique desta mancha terrível e então já purificados, possamos desfrutar da glória - eterna.

3.1 – FUGIR DA APARÊNCIA DO MAL; SL 1:1(Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores).
O pecado certamente contamina o coração do homem, fazendo com que o mesmo venha a cair no pecado, no entanto, é preciso que o homem fuja do mal, fuja do pecado e só há um lugar seguro para que ele possa ter condições de se livrar do mal, debaixo das mãos poderosas de DEUS.
DEUS, através de sua Palavra, vem ensinando o homem a aproximar da perfeição, isto é, a viver uma vida digna de ser chamado filho de DEUS. Uma vida de santificação e consagração a ELE, o todo Poderoso.
ELE nos mostra, todavia o caminho da perfeição, que é teu filho JESUS CRISTO, que deixou a nós o exemplo de santidade, toda as vezes que foi exposto ao pecado.
Porém em nenhuma delas ele se rendeu ao pecado e venceu todos os obstáculos a ELE impostos, sem se deixar contaminar pelo vírus do pecado.
Em (MT 4: 1-11), JESUS foi duramente tentado pelo diabo, mas resistiu a toda tentação e ainda venceu usando da Palavra de DEUS, para combater o diabo.
Muitas vezes somos tentados, ora pelo nosso ego, ora pela ganância, orgulho e também pelo diabo, mas é nessa Hora que devemos estar preparados para enfrentar estas barreiras e como JESUS, resisti r às tentações e vencê-las
3.2 - FAZER O BEM;( Aparta-te do mal, e faze o bem; Busca a paz, e segue-a. SL 34:14).
(para obra de DEUS, para si mesmo e para os semelhantes).

Uma das melhores formas de nos sentirmos bem - muito bem -, entretanto, é fazendo as outras pessoas se sentirem bem. Como pode isso? A questão é que quando praticamos o bem, quando deixamos outra pessoa feliz, essa felicidade parece nos contagiar de tal forma que nós mesmos passamos a nos sentir melhor.
JESUS em MC12:30-31, nos deixa um grande mandamento, “ Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”, assim sendo, ele nos deixa bem claro, que o amor é única forma de vivermos bem, pois assim, estaremos em paz com DEUS e com nossos semelhantes. Quem ama, não faz o mal, quem ama só pensa e quer fazer o bem, quem ama, tem o coração puro e dele só procederá bons sentimentos que originarão em boas açoes.

4– O HOMEM DE CORAÇÃO QUEBRANTADO: ( Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. SL 51:17).

Davi pecou. Davi era humano como eu e você. Para todos, ele continuava sendo quem era: rei de Israel. Ele poderia ter deixado escondido o seu pecado e continuar vivendo normalmente, como se nada tivesse acontecido.
Mas ele tinha um coração quebrantado e consciente de sua dependência do Senhor. Ele se arrependeu, se humilhou diante de Deus, MUDOU DE VIDA e teve toda a situação restaurada por Deus.
Vemos hoje a Igreja (como Corpo de Cristo) sendo despertada para a necessidade de se abrir ao mover do Espírito Santo e TODOS querem estar no meio do mover que Deus está derramando. AMÉM!
Mas há uma verdade para que isto aconteça: NÃO HÁ AVIVAMENTO GENUÍNO SEM QUEBRANTAMENTO. Se não nos humilharmos, reconhecendo e confessando nossos pecados, clamando pela presença da Santidade de Deus em nós, não há como Deus se manifestar em plenitude.
Precisamos decidir o que queremos para nossa vida: Para continuar viver o avivamento do Senhor.
Se a sua resposta foi: “eu quero um real mover do Senhor em minha vida, um coração avivado, quero alegrar o coração do Senhor, quero impactar a minha geração”, então você precisa, assim como eu também preciso, de um coração quebrantado, humilhado, prostrado diante do Senhor. Precisamos permitir que a presença do Senhor venha nos confrontar com a situação pecaminosa e falha do nosso coração. Olhar para Deus diariamente e permitir que Ele nos revele quais as áreas da nossa vida que precisam ser tratadas. Fazer a oração do Salmo 139:23 e 24. Seus pensamentos. Seus pés e mãos. Seu coração. (Rancor, mágoa, desprezo, indiferença, vingança, vaidade, sensualidade, mentira, engano, omissão, contendas, insubmissão, falta de perdoar e de pedir perdão, preguiça, ler horóscopo, gastar mais do que pode, conversas maliciosas, piadas e brincadeiras com duplo sentido, reclamações, e tantas outras coisas).” TEXTO EXTRAÍDO DO SITE QUEBRANTADO CORAÇÃO DE SANDRA MOSÇO”.


5– A BUSCA PELA PAZ: (A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram. SL 85:7-10.)

Disse-nos Jesus: "Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus".
Os seguidores do Cristo devem dar-se a conhecer pelos esforços que empreendam em favor da Paz.
Em verdade, há muitos desesperados na vida humana. Mas quantos se apegam à própria desesperação? Quantos revoltados fogem à luz da paciência? Quantos tristes escapam, voluntariamente, às bênçãos da esperança?
Viver a paz em todos os instantes e lugares deve ser uma construção nossa esse Dom da graça divina, entretanto, para que se estabeleça em nossa alma, trazendo-nos bem estar, exige condições de receptividade, ou seja: a extinção do orgulho e de todos os desejos egoístas, porque são esses sentimentos inferiores que inspiram todas as discórdias e promovem todas as lutas que se verificam na face da Terra.
Para que a paz seja uma realidade em nossa vida, temos a necessidade urgente de despertarmos nossa consciência espiritual, libertando-nos das ilusões do plano físico e identificando-nos com as verdades do mundo maior; sem essa experiência, haveremos de ser, sempre, criaturas agitadas e descontentes, em permanente desarmonia com nós mesmos e com aqueles que nos cruzam o caminho.
Enquanto não haja pacificação individual, enquanto não nos sentirmos harmonizados intimamente, os conflitos exteriores, tanto no recinto doméstico, como no campo social, hão de existir.
Por isso importa pensar na paz, falar e viver a paz. Só é possível construir a paz a nossa volta:
Fundamental desenvolver em nós a capacidade da autocrítica, isto é, avaliar se estamos agindo bem, nos auto-observarmos, para que nos eduquemos na conquista da paz interior. Assim procedendo, construiremos primeiro em nós, para só então doá-la ao mundo; porque ninguém dá o que não possui e só possui o que constrói no seu interior.
Ninguém atinge o bem estar em Cristo, sem esforço do bem, sem disciplina elevada de sentimentos, sem iluminação do raciocínio.
Importa, pois, que busquemos alcançar esse estado de alma, sabendo que as posses externas são passageiras, mas que as aquisições do espírito são eternas, onde a harmonia interior constitui uma fonte divina e inesgotável da verdadeira felicidade e, onde quer que nos encontremos, influiremos beneficamente sobre os que nos rodeiam.
Os seguidores do Cristo devem dar-se a conhecer pelos esforços que empreendam em favor da paz. Sejam, pois nossos pensamentos, palavras e ações, uma contribuição constante no sentido de retirar do mundo a inveja, as suspeitas, o ódio, a vingança e o espírito de discussão. (Texto sobre “A PAZ”, extraído do Portal do Espírito elaborado por Vera Lúcia).


6 – CONCLUSÃO:

Para que possamos alcançar a nossa salvação, temos que viver lutando, batalhando contra o pecado em nossa vida; Isso só alcançaremos, quando começarmos a afastar do mal, deixar que JESUS purifique nossa alma a cada dia, lavando-nos por inteiro no seu precioso sangue.
Temos que viver a cada dia, a cada instante, lutando e batalhando e, sobretudo vencendo o pecado em nossa vida.
E para alcançar a paz, temos que obedecer a palavra de DEUS, o deixando agir em nossa vida e
Cumprir a ordenança de JESUS em MT 28:19-20.
E, no entanto os que queremos de bom para nós, também têm que almejar para nosso semelhante e todo mal que não queremos em nossa vida, temos que lutar para que nosso semelhante também não seja atacado por esse mal e só assim encontraremos a paz em nossa vida.

VIRGÍLIO NASCIMENTO

EV.VIRGÍLIO NASCIMENTO
e-mail:
ev.virgilionascimento@bol.com.br
Website: http://evvirgilionascimento.blogspot.com
IGREJA BATISTA GETSÊMANI MISSÃO NOVA LIMA –MG
Av. Presidente Kennedy -
668 - Bairro Cabeceiras - Nova Lima – MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário