quinta-feira, 21 de abril de 2011



PÁGINA: 11
NºTÍTULO:O PERDÃO



“O ódio excita contendas; mas o amor cobre todas as transgressões”. PV 10:12.

1-INTRODUÇÃO:

O perdão é um presente que você dá a si mesmo. É uma liberação de uma carga de raiva e dor. Quando você opta por perdoar, você escolhe viver no presente e no futuro ao invés do passado Isso não significa esquecer, mas isso não significa a liberação e ir em frente. O perdão não acontece por si própria, você deve escolher a perdoar.
O perdão é um ato da imaginação. É você se atreve a imaginar um futuro melhor, que é baseada na possibilidade abençoada que sua dor não será a palavra final sobre o assunto. Ele desafia você a desistir de seus pensamentos destrutivos sobre a situação e acredita na possibilidade de um futuro melhor. Ele constrói a confiança que você pode sobreviver à dor e crescer com ela.

2-CONCEITO:

O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, ou cessar a exigência de castigo ou restituição.
O perdão pode ser considerado simplesmente em termos dos sentimentos da pessoa que perdoa, ou em termos do relacionamento entre o que perdoa e a pessoa perdoada. É normalmente concedido sem qualquer expectativa de compensação, e pode ocorrer sem que o perdoado tome conhecimento (por exemplo, uma pessoa pode perdoar outra que não se vê há muito tempo). Em outros casos, o perdão pode vir através da oferta de alguma forma de desculpa ou restituição, ou mesmo um justo pedido de perdão, dirigido ao ofendido, por acreditar que ele é capaz de perdoar.
O perdão é o esquecimento completo e absoluto das ofensas, vem do coração, é sincero, generoso e não fere o amor próprio do ofensor. Não impõe condições humilhantes tampouco é motivado por orgulho ou ostentação. O verdadeiro perdão se reconhece pelos atos e não pelas palavras.
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do ESPÍRITO SANTO”; AT 2:38.

3- PERDÃO É INCONDICIONAL:
É importante entender que o perdão de DEUS é condicional. DEUS perdoa livremente no sentido que ele não exige a morte do pecador que responde a seu convite de salvação, permitindo que a morte de JESUS pague a pena por seus pecados. Contudo, DEUS exige fé, arrependimento, confissão de fé e batismo como condições para o perdão do pecador estranho (MC 16:16; AT 2:37-38; 8:35-38; RM 10:9-10). O perdão é também condicional para o cristão que peca. O arrependimento, a mudança de pensamento, precisa ocorrer antes que o perdão divino seja estendido (AT 8:22). DEUS nos chama a perdoar assim como ELE perdoa. Quando alguém peca contra mim, ele se torna um transgressor da lei de CRISTO. Eu o considero um pecador. Se ele se arrepende e pede para ser perdoado, eu tenho que perdoá-lo, isto é, libertá-lo de sua culpa como transgressor. Quando eu o perdão, não o considero mais um pecador. Posso não ser literalmente capaz de esquecer o pecado que ele cometeu mais do que DEUS literalmente "esquece" nossos pecados, mas preciso deixar de atribuir a ele a culpa pelo seu pecado. “Deste modo, eu o liberto de sua “dívida”“
E se o pecador não se arrepender? Tenho que perdoar aquele que peca contra mim, mas não se arrepende? Talvez esta pergunta seja melhor respondida pelas palavras de JESUS: "Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe" (LC 17:3-4).
JESUS indicou que o perdão deveria ser estendido quando o pecador se arrepende e confessa seu pecado. Precisamos também lembrar que DEUS sempre exige arrependimento como condição de divino perdão. DEUS não exige de nós o que ele mesmo não está querendo fazer.

4- O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O PERDÃO:



Não é raro que os cristãos tenham dúvidas sobre o perdão . O perdão não vem fácil para a maioria de nós. Nosso instinto natural é de recuo na auto-protecção, quando fomos feridos. Nós naturalmente não estouro com a graça de misericórdia e perdão, quando nós fomos injustiçados.
O perdão é uma escolha consciente, um ato físico que envolve a vontade, ou é um sentimento, um estado emocional do ser? A Bíblia oferece sugestões e respostas a estas e muitas outras perguntas comuns sobre o perdão. Vamos dar uma olhada nas perguntas mais comuns e descobrir o que a Bíblia diz sobre o perdão.
Acredito que o perdão é uma escolha que fazemos através de uma decisão da nossa vontade, motivado por obediência a DEUS e seu comando de perdoar.
A Bíblia nos ensina a perdoar como o Senhor nos perdoou:
“Ajudem-se uns aos outros e perdoai as queixas que têm contra o outro. Perdoem como o Senhor vos perdoou” CL 3:13.
Nós perdoamos pela fé e obediência. Como o perdão vai contra a nossa natureza, devemos perdoar pela fé, se nos desejarmos ou não. Devemos confiar em DEUS para fazer a obra em nós que precisa ser feito para que o perdão seja completo.
Creio que DEUS honra nosso compromisso com a obedecê-Lo e nosso desejo de agradá-lo quando nós escolhemos a perdoar. Ele completa a obra em seu tempo. Temos de continuar a perdoar (nosso trabalho), pela fé, até que a obra de perdão (o trabalho do Senhor),é feito em nossos corações. “E tenho certeza de que Deus, que começou a boa obra em você, vai continuar seu trabalho até que seja finalmente terminou no dia em que JESUS CRISTO voltar”. FP 1:6.
O trabalho do perdão é completo quando experimentamos a liberdade que vem como resultado. Nós somos os que mais sofrem quando não optar por perdoar. Quando optamos por perdoar, o Senhor faz o coração livre da raiva , amargura , ressentimento e mágoa que anteriormente nos aprisionou. Na maioria das vezes, entretanto, o perdão é um processo lento.
“Então Pedro veio a JESUS e perguntou: "Senhor, quantas vezes devo perdoar meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?" JESUS respondeu: "Eu vos digo, não sete vezes, mas setenta vezes sete”. MT 18:21-22.
JESUS deixa claro que o perdão não é fácil para nós. Não é uma escolha de uma só vez e, então, automaticamente vivem em um estado de perdão. O perdão pode exigir uma vida de perdão, mas é importante para o Senhor. Temos de continuar perdoando até que o assunto seja resolvido em nosso coração.




CONCLUSÃO:

Nós perdoamos por obediência ao SENHOR. É uma escolha, uma decisão que tomamos. “No entanto, como fazemos isso, indulgente, descobrimos que o comando é no lugar para nosso próprio bem, e nós recebemos a recompensa do nosso perdão, a liberdade.
Perdoe-se para julgar a si mesmo por não ser digno de ter felicidade, amor e alegria. Você é merecedor de felicidade. Tu és digno de alegria. Parem de julgar a si mesmo. Tem a força e a coragem para se permitir ser vulnerável. Seja gentil e amorosa ao mesmo. Pratique segurando uma visão positiva para si mesmo. Fazer escolhas que apoiá-lo para avançar em sua vida. É tudo uma questão de escolhas. Escolha a perdoar a si mesmo e, em seguida, avançar e deixar para ir do seu passado. Viver para hoje e aproveitar a viagem da vida.

EV.VIRGÍLIO NASCIMENTO
e-mail:
ev.virgilionascimento@bol.com.br
Website: http://evvirgilionascimento.blogspot.com
IGREJA BATISTA GETSÊMANI MISSÃO NOVA LIMA –MG
Av. Presidente Kennedy -
668 - Bairro Cabeceiras - Nova Lima – MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário