quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O QUE É EVANGELISMO



1 – INTRODUÇÃO:

Criou DEUS o homem em santidade de espírito, a sua imagem e semelhança; E o homem tinha comunhão plena com ELE, até que fora seduzido pelo diabo a desobedecer, perdendo assim a santidade.
Com o passar do tempo, cada vez mais o homem se distanciava de DEUS, criando assim um abismo entre DEUS e o homem, o pecado (única coisa que nos afasta de DEUS).
E assim sendo foi preciso que DEUS elaborasse um plano, para resgatar o homem e este plano consistiu na morte de JESUS na cruz do Calvário, para nos libertar do pecado.
Com a morte de JESUS, criou-se uma ponte sobre este abismo, estabelecendo o único caminho que nos leva a DEUS e a salvação.
JESUS ressuscitou ao terceiro dia e foi aos seus discípulos e deu-lhe então uma ordenança: MT 28:19-20; Comissionando cada discípulos seu a ir e anunciar o seu Evangelho a todas as nações.
Assim sendo, somos os discípulos de JESUS no mundo atual, onde imperam guerras, violências, drogas, prostituições, crises familiares, declínio da fé, falta de amor, em geral, o pecado tem dominado o homem na face da terra. É então nossa missão, dos discípulos de JESUS, semear o SEU Evangelho a toda terra, anunciando assim o reino de DEUS, a salvação e a vida eterna em CRISTO JESUS.
2 – DEFINIÇÃO E CONCEITO DE EVANGELISMO:
A palavra Evangelismo, vem do grego Evanggélion, que traduzida para o português, significa “ BOA NOVA OU BOA NOTÍCIA”. Segundo estudiosos gregos, a palavra Evanggélion, era usada para indicar boas novas do campo de batalha, onde toda cidade ficava no aguardo de um mensageiro para trazer-lhes boas notícias de seus guerreiros.
Desta forma então logo podemos definir Evangelizar como sendo as boas novas de JESUS CRISTO, sendo anunciadas por seus discípulos, como base no novo testamento.
2.1 – O QUE É BOA NOVA?
3 - CONCEITO TEOLÓGICO DE EVANGELISMO:
Devemos primeiramente saber que os teólogos tem opiniões diferentes a respeito do que significa evangelizar, existindo dois pontos principais:

3.1. Evangelizar é a exposição do Evangelho de tal maneira que o ouvinte possa tomar uma decisão consciente a favor ou contra Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.

3.2. Evangelizar é a apresentação do Evangelho seguida da conversão do ouvinte.

de Deus, possamos chegar ao verdadeiro significado de evangelizar.

4 - QUAL O PROPOSITO DO EVANGELISMO?

4.1 - O que é evangelização e seu propósito.

Porque a fé vem pelo ouvir e ouvir da palavra de Deus ( Rm 10.17)

JESUS afirmou: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” (Jo. 5.24).

Em Romanos 10.17 encontramos a afirmação que a fé é dada quando ouvimos a palavra de Deus. Jesus nos afirmou que aquele que crê naquele que o enviou e ouve sua palavra, tem a vida eterna. Ficou claro para nós que para sermos salvos temos que crer nas palavras de Jesus, dai surgem algumas perguntas. Mas como crer nas palavras de Jesus ou como conhece-las, se não há quem pregue? “ Como, porem, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E Como ouvirão, se não há quem pregue?”(Rm. 10.14)

O Plano de Deus para salvar a humanidade é o testemunho acerca da salvação em Jesus Cristo e a pregação da palavra de Deus por aqueles que nele creram. Deus poderia ter usado de varias outras maneiras para que seu propósito de salvação fosse cumprido, mas Deus determinou que o homem pregasse com sua boca e dedicasse sua vida a Jesus Cristo para que, assim, outros alcançassem a salvação, as vezes Deus usa outros meios alem da mensagem verbal, mas o meio principal é a pregação da palavra, seguido pela manifestação do poder de Deus. Portanto, podemos concluir que evangelização é a divulgação das boas novas e a convicção de que Jesus Cristo, como Senhor que reina, oferece o perdão dos nossos pecados e o dom do Espírito que liberta a todos os que se arrependem e creem.

Todos que desejam fazer um trabalho de evangelização devem portanto, alem, de conhecer e praticar a palavra de Deus, ter uma vida dirigida pelo Espirito Santo e estar em plena comunhão com o Senhor, ter uma vida de oração, jejum e consagração a Deus, buscando o poder e o conhecimento que lhe é necessário para entrar no território inimigo.

Damos abaixo 03 exemplos de evangelização segundo o Dr. C. Peter Wagner, preletor e professor de teologia:
4.1.1 - Evangelização de presença: Concentra-se no nível de Assistência Social. Os cristãos que vão para uma outra cultura e procuram abrir escolas, hospitais, orfanatos e oferecer outros serviços públicos. São boas intenções, mas não é um evangelismo direto, geralmente não há o desafio verbal, podendo despertar a igreja à ajudar as necessidade daqueles que mais precisam.
4.1.2 - Evangelização de proclamação: Há nesse meio, o anuncio do evangelho, mas não há o prosseguimento aos recém convertidos, simplesmente se lança a palavra, mas se deixa cada um por si.
4.1.3 - Evangelização de Persuasão (Convicção): É o evangelismo que desafia plenamente. O evangelho deve ser anunciado e articulado, como Pedro Fez no dia de Pentecostes e Paulo diante do Rei Agripa. A distribuição de folhetos e bíblias contribui e muito, mas a apresentação clara do evangelho, o Espirito Santo convence o evangelizado da verdade, é preciso continuar o trabalho de evangelização até a incorporação da pessoa na igreja, portanto podemos destacar três pontos fundamentais no trabalho de evangelização.

4.1.3.1 - INFORMAÇÃO, informar ao pecador a respeito de sua condição de pecador, da natureza e consequência do pecado em sua vida, do amor de Deus e Sua providencia para salvação e o que fazer para ser salvo

4.1.3.2 - PERSUASÃO, além de ministrar ao pecador as informações necessárias a respeito do evangelho, o evangelista deve saber que é simplesmente o instrumento de Deus nesse processo e quem convence o pecador é o Espirito Santo de Deus.

4.1.3.3 - INTEGRAÇÃO, a integração da pessoa que esta sendo evangelizada ocorre após o pecador se converter, onde o novo crente passa a aprender as doutrinas bíblicas, crescendo em poder e fé, desenvolvendo-se e aplicando-se cada vez mais ao serviço do reino.

É preciso lembrar que O Verdadeiro propósito do Evangelismo é dar às pessoas a oportunidade de conhecerem e aceitarem Jesus Cristo como único e suficiente Salvador de suas vidas, através do anuncio da palavra de Deus.
5 - QUALIFICAÇÕES DO EVANGELISTA:
5.1 - CONVERSÃO

Que fique claro que todo evangelista deve ser primeiramente convertido, começando com fé e arrependimento de nossa parte. Só o crente que possuí uma conversão autentica, de que Cristo levou nossos pecados em Seu corpo na cruz, libertando-nos do poder do pecado e a certeza da salvação, pode ganhar almas para Jesus.
5.2 - CONVICÇÃO

É preciso ter total convicção na mensagem de Cristo, crer que estamos ensinando a verdade à humanidade e que o único caminho que leva para Deus é através de Cristo, e também Ter convicção de que toda alma fora de Cristo esta perdida.
5.3 - VITÓRIA SOBRE O PECADO

Viver aquilo que se prega é essencial na vida de um evangelista, devemos representar Cristo fielmente, pois Ele
nos dá vitória sobre o pecado, e é através de nossa experiência vitoriosa que poderemos pregar com autoridade e ensinar o recém-convertido a também obter estas vitórias.
5 .4 - COMPAIXÃO PELAS PESSOAS PERDIDAS

Compaixão significa sentimento de preocupação em relação aos outros. Deus sentiu compaixão de nós. “ pois amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito para todo o que nEle crê, não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo. 3.16). A compaixão motivou Jesus Cristo percorrer tantas cidades e povoados, ensinando, pregando e curando o povo aflito (Mt.9.35-36). Somente adquirimos esse sentimento quando aprendemos a amar com Deus amou, assim poderemos enxergar as pessoas perdidas e através do amor que move nossos corações sermos motivados a agir no sentido de ajuda-las.
5.5 - SER CRISTÃO DE ORAÇÃO

A oração faz com que Deus abra as portas, possibilitando que as barreiras sejam vencidas.
Segundo Jorge Muller existem 5 (cinco) razões para que nossas orações pelos perdidos fossem respondidas.

5.5.1. É vontade de Deus salvar os homens ( 1 Tm. 2.4).

5.5.2. Não vivermos na prática do pecado (Sl 66.18).

5.5.3. Permanência na oração até obter a resposta (Lc. 18.7)

5.5.4. Estar cheio do Espirito Santo, é ele que convence o perdido ( Jo 16.8)

5.5.5. Transmitir mensagens dirigidas pelo Espirito Santo.

MENSAGEM MINISTRADA PELO EV. VIRGÍLIO NASCIMENTO NO WORKSHOP DE EVANGELISMO REALIZADO PELA IGREJA BATISTA GETSÊMANI - MISSÃO NOVA LIMA, EM 14 DE JANEIRO DE 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário