quinta-feira, 21 de abril de 2011


PÁGINA; 12
NºTÍTULO:

“CUMPRINDO AS ORDENANÇAS DE DEUS”:

E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.

Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR. Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se.

Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono.

E o mestre do navio chegou-se a ele, e disse-lhe: Que tens, dorminhoco? Levanta-te, clama ao teu Deus; talvez assim ele se lembre de nós para que não pereçamos. E diziam cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.

Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu?

E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca.

Então estes homens se encheram de grande temor, e disseram-lhe: Por que fizeste tu isto? Pois sabiam os homens que fugia da presença do SENHOR, porque ele lho tinha declarado.

E disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Porque o mar ia se tornando cada vez mais tempestuoso.

E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade.

Entretanto, os homens remavam, para fazer voltar o navio à terra, mas não podiam, porquanto o mar se ia embravecendo cada vez mais contra eles.

Então clamaram ao SENHOR, e disseram: Ah, SENHOR! Nós te rogamos que não pereçamos por causa da alma deste homem, e que não ponhas sobre nós o sangue inocente; porque tu, SENHOR, fizeste como te aprouve. E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria.

Temeram, pois, estes homens ao SENHOR com grande temor; e ofereceram sacrifício ao SENHOR, e fizeram votos.

Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe. (JN 1: 1-17).

1 – AS ORDENANÇA DE DEUS A JONAS. (JN 1:1-2).

1.1 – AS ORDENANÇAS DE DEUS A NÓS. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”;

“Ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.MT 28:19-20.

Evangelismo ou Evangelização é a pregação do Evangelho Cristão (a mensagem cristã) e, por extensão, qualquer forma de pregação, com fins de adquirir adeptos, produzir conversão ou mudanças de hábitos, crenças e valores.

JESUS CRISTO, mandou pregar o evangelho a toda a criatura, em todo o mundo. Nenhum lugar pode ficar excluído e toda pessoa deverá tornar-se conhecedora da Palavra de DEUS, para que JESUS possa voltar para arrebatar sua igreja.

1.1 - JANELA 10 X 40:



É no centro do nosso mundo, que vive um expressivo número de povos não alcançados pela palavra de DEUS, num espaço comparado a uma janela retangular, identificado como janela 10x40.

Antes era conhecido como “Cinturão de Resistência”. Essa janela se estende desde o oeste da África até o leste da Ásia, sendo 10 a 40 graus ao norte do Equador.

Essa região especifica começa a ser conhecida como “Janela 10/40”. É um ajuntamento do mundo muçulmano, hindu e budista, onde vivem bilhões de almas empobrecidas no seu espírito.

Ao nos aproximarmos ao final dos tempos, é imperativo que nossos recursos estejam focalizados sobre os povos que habitam a “Janela 10/40”. Se nós estamos seriamente comprometidos em prover uma oportunidade efetiva para que cada pessoa tenha uma experiência com a verdade do Salvador Jesus, não podemos ignorar as constrangedoras realidades desta região.

Calcula-se que até hoje menos da metade da população mundial com as suas etnias e línguas tenham sido confrontadas com o evangelho. A outra parte, com sua maioria absoluta na Janela 10/40, representa uma grande multidão de cerca de 3,2 bilhões de pessoas que ainda são objetos dos empreendimentos missionários do povo de Deus.

Os países com as maiores populações não cristãs são: CHINA, ÍNDIA, INDONÉSIA, JAPÃO, BANGLADESH, PAQUISTÃO, NIGÉRIA, TURQUIA e IRÃ, todos na Janela 10/40.

Devido a estes fatos, torna-se primordial para nós, cristãos, neste novo milênio, focalizar nossos recursos, sejam espirituais, financeiros ou sociais, sobre o necessitado povo que vive na Janela 10/40.

Se desejamos mudar este quadro, devemos considerar alguns fatos de muita importância:

- O significado Bíblico e histórico

- O domínio do islamismo, do hinduismo e do budismo

- A pobreza acentuada

- A diversidade de línguas e culturas

- A concentração de seitas diabólicas

2 – JONAS FOGE DE DEUS. Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR. (JN 1:3).

2.1 – QUANDO DESOBEDECEMOS E TENTAMOS FUGIR DE DEUS, E ENTRAMOS NO MUNDO DO PECADO.

Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus”. (1 JO 3:9).

Podemos definir o pecado com sendo um ato de indisciplina ou desobediência a DEUS, que nos criou em santidade para termos uma vida de paz e vitoriosa sobre a face da terra. No entanto o pecado é o contrario daquilo que DEUS planejou para nós e por isso cada vez que pecamos, entristecemos a ELE e nos afastamos do propósito divino que ELE criou para nós.

No jardim do Éden, Adão e Eva conheceram o pecado, quando pela primeira vez desobedeceram a DEUS, que havia lhes dado a ordenança de não tocarem e nem comerem do fruto da Árvore do Conhecimento do bem e do mal, (GN3:3).

Mas assediados pela astúcia do diabo (serpente),

Descumpriram a ordenança de DEUS e logo tomaram conhecimento do bem e do mal, percebendo que estavam nus e procuram rapidamente cobrir tua nudez.

Assim podemos definir o pecado como sendo a desobediência a DEUS, a falta de conformidade com a SUA Lei.

E tudo quanto fizermos nesse mundo que vem a confrontar com a Palavra de DEUS, ou fugir dos padrões divinos por ELE proposto a nós, é pecado.

E nós pecamos de várias formas diferentes; No pensar, no falar, por omissão e no agir.

2.2- OS DOIS CAMINHOS: (“Será a sua recompensa como queres, para que a recuses? Pois tu tens que fazer a escolha, e não eu; portanto fala o que sabes”). JO 34:33.

Seguir pelo caminho de perdição não é conseqüência das decisões em praticar boas ou más ações. Não são as escolhas entre o bem e o mal que coloca o homem no caminho de perdição. Seguir pelo caminho de perdição não depende do comportamento, da moral, da consciência, das virtudes, das boas ações, etc.
No Sermão do Monte Jesus anunciou à multidão haver duas portas e dois caminhos. Uma das portas dá acesso a um caminho de perdição e a outra porta dá acesso ao caminho de salvação ( Mt 7:13 ).

Cristo é a ‘porta estreita’ e o ‘caminho’ que conduz a vida "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens" ( Jo 10:9 ); "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" ( Jo 14:6 ).

A ordem de Jesus é clara: “Entrai pela porta estreita” (V. 13), o que demanda uma decisão por parte do homem. O homem sem Deus não está em uma posição cômoda, pois precisa decidir-se entrar pela porta estreita. Não há outro caminho de salvação.

Só existem dois caminhos e o convite de Jesus é para que o homem entre pela porta estreita. Isto significa que o homem já se encontra no caminho largo que conduz à perdição. Não há duas portas diante do homem, pois ao nascer já entrou por uma delas: a porta larga. O homem sem Deus encontra-se em um caminho que inexoravelmente o conduzirá a perdição. Ele precisa decidir-se pela porta estreita, pois já trilha o caminho de perdição “Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado...” ( Jo 3:18 ).

É fato: só existem dois caminhos, e quem não entra por Cristo está no caminho de perdição, destituído de Deus.

A humanidade sem Cristo percorre o caminho de perdição porque entrou pela porta larga. Não há como o homem trilhar o caminho de perdição sem antes entrar pela porta larga “Pois larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz a perdição” ( Mt 7:13 ).

Quando foi que os homens escolheram entrar pela porta larga? Entrar pela porta larga é resultado de uma escolha por parte dos descendentes de Adão? Quem é a porta larga?

2.2.1 – O CAMINHO CERTO: (“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” JO 14:6).

Jesus é o único caminho para a salvação porque Ele é o Único que pode pagar o preço pelos nossos pecados (Romanos 6:23). Nenhuma outra religião ensina a profundidade ou seriedade do pecado e das suas conseqüências. Nenhuma outra religião oferece o pagamento infinito que só Jesus poderia dar pelo pecado. Nenhum outro “fundador religioso” foi Deus vindo como homem (João 1:1,14) – a única forma pela qual um débito infinito poderia ser pago. Jesus tinha que ser Deus para que Ele pudesse pagar nosso débito. Jesus tinha que ser homem para que ele pudesse morrer. A salvação está disponível apenas pela fé em Jesus Cristo! “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4:12).

3 – A IRA DE DEUS SOBRE JONAS: (JN 1:4-6)

3.1 – A IRA DE DEUS SOBRE NÓS QDO NÃO OBEDECEMOS SUAS ORDENANÇAS:

(“O Senhor não lhe quererá perdoar, pelo contrário fumegará contra esse homem a ira do Senhor, e o seu zelo, e toda maldição escrita neste livro pousará sobre ele, e o Senhor lhe apagará o nome de debaixo do céu”). DT 29:20.

4 – JONAS NAS ENTRANHAS DO GRANDE PEIXE.

4.1 – NAS GARRAS DO DIABO. (“O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”). JO10:10.

4.2 - ROUBAR A PAZ, A HARMONIA, FELICIDADE, FINANÇAS, SALVAÇÃO. (“ Os que estão à beira do caminho são os que ouvem; mas logo vem o Diabo e tira-lhe do coração a palavra, para que não suceda que, crendo, sejam salvos”). LC 8:12.

4.3 - DESTRUIR: LAR, SONHOS, ESPERANÇA, FÉ;( “Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; 1PE 5:8.

4.4 – MATAR; VIDA ESPIRITUAL, VIDA FÍSICA. (“Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira”).JO 8:44.

5 – JONAS CHEGA A NINIVE. (JN 3:1-6).

5.1 – COMO CHEGAMOS A DEUS. (Todavia me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos; como se fossem um povo que praticasse a justiça e não tivesse abandonado a ordenança do seu Deus, pedem-me juízos retos, têm prazer em se chegar a Deus! IS 58:2).

6 – CONCLUSÃO:

TEMOS QUE IR A NÍNIVE. TEMOS QUE FAZER A VONTADE DE DEUS. TEMOS DE IR ONDE DEUS NO MANDA E NA HORA E TEMPO EM QUE ELE NOS MANDAR.

MAS DE QUE FORMA IREMOS CHEGAR? POR AMOR? INTEIROS, SAUDÁVEIS.

OU PELA DOR? MACHUCADOS, FERIDOS, ALEIJADOS, NA CADEIRA DE RODA, SEM FAMÍLIA?

Um comentário:

  1. Excelente estudo, uma benção!!! Deus te abençoeO mais interessante disso tudo é que este texto fez eu refletir sobre uma coisa que eu nunca havia pensado Já pensou se Jesus faz a coisa que Ele queria? Graças a Ele e só a Ele somos livres e podemos nos achegar até Deus!! Esse estudo é uma benção, a vontade de Deus deve estar constantes em nossos corações, para que vivamos o melhor dele em nossas vidas que é o que ele anseia para todos os seus filhos... Parabéns meu querido irmão, fica com deus .

    ResponderExcluir