quarta-feira, 16 de março de 2011

"COMO PROSSEGUIR PARA O ALVO"!


PÁGINA Nº03
TÍTULO: "COMO PROSSEGUIR PARA O ALVO"
(FP 3:7-15)


  Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.
E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,
E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;
Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte;
Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos.
Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.
Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. FP 3:7-15.

Amados, todos nós queremos prosseguir para o alvo, porque queremos receber o prêmio que JESUS tem para todos nós. Todavia, muitos cristãos se estacionam e não conseguem prosseguir na caminhada rumo ao objetivo principal do cristão, que é a busca da salvação em CRISTO JESUS. E há em muitos casos alguns que começam a retrocederem em sua caminhada e voltam ao passado.
Um grande exemplo de retrocesso, ou seja, voltar atrás no alvo aconteceu com o povo de Israel, quando saíram da escravidão do Egito e deparam com os Assírios. Olharam para um lado e viam o Egito e do outro estava os gigantes. E amedrontados com os gigantes, voltaram atrás para a escravidão do Egito.
Sabemos que em nossa caminhada, teremos lutas, aflições, desânimo e quantos gigantes enfrentaremos para alcançarmos nosso alvo, nosso objetivo; (“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. JO 16:33) . E nessa hora temos que sermos firmes e buscar força no único que pode nos ajudar DEUS PAI, por intermédio de JESUS CRISTO, nosso SENHOR e Salvador; (“Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra”. SL 121:1-2).

E por que isto acontece? Como devemos viver?

Deixamos de prosseguir para o alvo quando nos insistimos em voltar ao passado; ou no presente, seja ele bom ou ruim.
Para muitos irmãos, o passado os impede de prosseguir. Uns porque têm lembranças extraordinariamente felizes porque foram justificados em Cristo e agora têm paz com Deus. Eles se lembram tanto daquele tempo, que, parece, nada mais lhes aconteceu. Para eles, "tudo está no passado"; a essência da vida é feita de regras e rituais.
Viver o evangelho é apenas permanecer nas regras e manter a forma. Nada mais importa porque já são justificados; já são salvos. Eles vão à igreja -- e "isso é suficiente". Assim, o máximo que fazem agora é ir à igreja todo domingo, como se isto saldasse suas dívidas com Cristo, aliás, como se tivéssemos alguma dívida. A cruz não nos deixou dívida, mas apagou todas as nossas dívidas. Agora, nosso único legado é a esperança. (Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido). IS 53:4.

Já pensaram se o apóstolo PAULO ficasse pensando a vida toda naquele seu encontro com o Senhor Jesus quando ia para Damasco... Com certeza ele tinha vivo na memória tudo aquilo que lhe aconteceu. Sua vida mudou completamente. Mas ele não pode viver somente daquele momento do passado, embora fosse muito bonito. Mesmo porque depois de Damasco aconteceram tantas coisas. Aliás, todo dia aconteceram tantas coisas. São tantas as experiências que ainda viriam em sua vida, que esperava, alegrando por antecipação.
Assim, nós também não podemos nos dar por satisfeito por algo bonito. Importante ou maravilhoso que vivemos no passado. Temos então, que a cada dia buscar novas experiências e novas conquistas na presença do senhor.
Um dia, demos um passo importante para nossa salvação, ao conhecer JESUS e aceitá-lo como salvador de nossas vidas. Mas nossa jornada, não termina aí, foi apenas o primeiro passo; A partir daí, a cada dia temos um alvo para atingirmos, sermos purificados pelo sangue de JESUS a cada instante de nossas vidas, ( “Bem- aventurados aqueles que lavam as suas vestes [no sangue do Cordeiro] para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas”.(AP 22:14). renunciar ao pecado, (“Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me”. LC 9:23) ,exercitar nossa fé, (“Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”. HB 11:6),aprendermos a obedecer a Palavra de DEUS e deixar fluir o amor em nós,(“ Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros”, 1PE 1:22), arrependermos de nosso pecado, cumprir a ordenança de JESUS em nossa vida, (“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. MT 28:19-20, submeter aos mandamentos de DEUS e lutar contra o reino das trevas,(“ Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós”. TG 4:7). buscar nossa santificação,( “Porque Deus não nos chamou para a imundícia, mas para a santificação”. (1TS 4:7), andar em espírito, (“Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. “ Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis”. ( GL 5:16-17) e por fim revestirmos das armaduras de DEUS,( Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo. EF 6:11).

Para muitos irmãos, o passado os impede de prosseguir, mas por outra razão. Eles olham para trás e vão vendo as cicatrizes deixadas nas suas memórias. Suas cicatrizes são lidas como sinais de que nada vale a pena. As perdas do passado mostram que não virão experiências novas que trarão um novo significado à vida, perdem a fé e a esperança.

Temos que pensar diferente, deixar para trás as coisas que aconteceram atrás, no passado. Fomos encarcerados mais vezes, açoitados mais severamente e exposto à morte repetidas vezes. Quantas vezes fomos golpeados, quantas vezes passamos noite e dia exposto à fúria de inimigos, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar e perigos dos falsos irmãos. Trabalhamos arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, quantos passam fome e sede, suportando frio e nudez. Temos todas as razões para ficar no passado, mas nosso desejo é apenas avançar. Pois sabemos que em todos estes momentos, o Espírito de Jesus esta conosco.


Estejamos preparados para o futuro:

Quando tema, tanta história, é muito difícil viver na perspectiva do futuro. Se a história é bonita, achamos que não manteremos o padrão de conquistas. Se a história é triste, achamos que não superaremos nossas dores. Não é assim que pensamos?

Gostamos de pensar na vida como algo que está começando. Sei que não me resta muito tempo e que conosco o presente século vai obter uma vitória temporária e o leão me tragará, mas eu vivemos como se nossa vida estivesse começando. Quero ir a lugares inesquecíveis, deixando um testemunho inesquecível onde passarmos. Queremos as vezes vivermos de modo que a graça de DEUS realmente nos baste.

Há muitos lugares onde a fragrância do Evangelho ainda não perfumou. Queremos chegar lá com o aroma de Cristo.
Meus irmãos: em lugar de ficarmos presos no passado, estejamos preparados para dar um novo testemunho.
Aprendido com o profeta Isaías: Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que DEUS preparou para aqueles que o amam (Isaías 64.4). É isto que devemos desejar: ouvir o que ainda não foi dito, ver o que ainda não foi visto, tudo preparado por DEUS para nós. Nossa esperança já está reservada desde quando ouvimos a palavra da verdade do evangelho, (“por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, CL 1.5).

Meus irmãos: vivamos como se nossas vidas estivessem começando. Não desanimemos, porque sabemos que, embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovado dia após dia, (“Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 2CO 4.16).


O MEDO:

Deixamos de prosseguir para o alvo quando nos deixamos dominar pelo medo.
Na história do nosso JESUS vemos algumas das manifestações deste medo.

O medo nos faz ver fantasmas. -- Quando os discípulos viram Jesus andando sobre o mar, eles ficaram com medo. Por causa do medo que sentiram, eles acharam que estavam vendo um fantasma e gritaram apavorados, (“Os discípulos, porém, ao vê-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram: É um fantasma. E gritaram de medo.MT 14.26).

O medo nos faz ver perigo onde há uma bênção a ser recebida.

O medo nos faz submergir. -- Naquela mesma noite, Pedro se superou e se lançou ao mar. Ele ia caminhando bem sobre as águas, até ter medo. Tomado pelo medo, começou a submergir. Se não fosse JESUS lhe estender a mão, teria morrido afogado, (Disse-lhe JESUS: Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de JESUS. Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, me salva. MT 14: 29-30).

Todo tem problemas a enfrentar, e se os enfrentamos com medo, nós sucumbimos.

O medo nos faz fugir. -- Algumas mulheres tiveram o privilégio de ver pela primeira vez o sepulcro vazio de JESUS. (Ah como eu gostaria de ter visto o túmulo vazio de JESUS!) Será que eu teria medo? Elas ficaram com medo e fugiram. Paralisadas, não deram o testemunho que precisavam acerca do que tinham visto, (E, saindo elas, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de medo e assombro; e não disseram nada a ninguém, porque temiam. MC 16.8).

JESUS nos deixou muitas responsabilidades enquanto nos espera no céu. Com medo, só desempenharemos aquelas mais fáceis, mas há missões difíceis esperando as nossas ações.


O medo nos faz mentir.

José de Arimatéia fez algo que eu gostaria de ter feito: ele cuidou do corpo de JESUS mas fez uma coisa terrível: escondeu que era discípulo do nosso Senhor, também por causa do medo. Ele temia as possíveis conseqüências sobre a sua carreira, se soubessem que era um seguidor de CRISTO, (Depois disto, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, embora oculto por medo dos judeus, rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus; e Pilatos lho permitiu. Então foi e o tirou. JO 19.38).

O medo nos faz esconder:

Os discípulos de JESUS, quando souberam da Sua ressurreição, passaram a se reunir escondidos, também com medo da perseguição que poderia vir. Felizmente o Senhor não levou isto em consideração e foi até ao encontro deles. ( Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco.JO 20.19).


Quem vive dominado pelo medo não prossegue para o alvo. Sabe que há um alvo, sabe que há um prêmio para quem alcança o alvo, mas o medo faz seus pés ficarem tão pesados que não consiga avançar.


Devemos pedir que Deus nos capacite com coragem para prosseguir.


A primeira vez que Paulo esteve em Filipos, Foi preso e amarrado num buraco, a que os romanos insistem em chamar de prisão. Não tinha água, não tinha luz, mas ele cantava até alta hora da noite. Ele cantava porque não estava sozinho. Estava com Silas. Eles cantavam, porque não estavam sozinhos. O Espírito encorajador de DEUS estava com eles.

Não tiveram medo. Afinal, DEUS não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio (2Timóteo 1.7).

Posso mesmo dizer: sejam imitadores de Paulo, (Filipenses 3.17), porque não tenho medo
Meus irmãos: não se esqueçam que quem está em Cristo é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! (2Coríntios 5.17). Nós fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova (Romanos 7.4).


Deixamos de prosseguir para o alvo quando aceitamos o convite do presente século.

O apóstolo Paulo, faz um relato sobre algo que seu amigo Demas fez;

-Ele esteve com Paulo na cadeia, era um bom companheiro, segundo Paulo, que Falou dele quando escreveu aos Colossenses (CL 4.14) e ao irmão Filemon (FN 10).

De vez em quando ele saía para comprar algumas coisas para eles ou para levar alguma correspondência aos irmãos de fora. Um dia resolveu conversar de forma profana, reclamando das condições de vida lá, queixando-se até da cama onde dormiam. Paulo olhou para as suas cicatrizes e fiquei calado. Depois ele tentou mostrar que este nosso sacrifício era em vão, que podiam livrar da morte, inventando uma história qualquer.

Demas chegou a os chamar de fanáticos por seguir a JESUS tão ao pé da letra. Afinal, há tantas coisas boas lá fora e eles ali, apodrecendo nesta casa -- insinuou Demas.
Demas lhe disse que encontraria um emprego fácil como professor em Roma, mesmo sabendo que um pedagogo tem que ensinar sobre os deuses greco-romanos. como se não fossem invenções humanas. Paulo afirma ter ficado desolado. E lhe disse:

"Demas, tudo isto que agora o seduz eu já tive. Por isso, o que para mim era lucro, passei a considerar como perda, por causa de CRISTO. Sabe, Demas, mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de CRISTO JESUS, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar CRISTO. Não adiantou. Timóteo também falou com ele e lhe mostrou o quanto o Evangelho precisava dele aqui, mas ele simplesmente sumiu. Demas lhes traiu.

Demas me abandonou e foi para Tessalônica, (2TM 4.10), viver do seu modo, longe de JESUS. Ele amou este mundo que vai ser destruído. “Paulo continuou amando aquele mundo que ainda vai se revelar quando JESUS voltar”.



Devemos olhar os convites do presente século como tentativas para nos desviar do caminho:


Espero que aí entre nós, não haja nenhum Demas. Desejo que todos, não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de CRISTO, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica (Filipenses 1.27). Não façam como Demas; antes, faça tudo o que estiver ao alcance de vocês, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de DEUS inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo orgulharemos de não ter corrido nem me esforçado inutilmente (FP 2.15).



Deixamos de prosseguir para o alvo quando desvalorizamos o prêmio prometido por JESUS CRISTO:


Há uma vida muito melhor no céu, mas vejo muitos irmãos esquecidos desta verdade e satisfeitos com coisas que não passam de sombras em comparação àquelas que ainda virão (Colossenses 2.17). A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor JESUS CRISTO (FP 3:20).

Para nós, portanto, está prometida uma vida eterna com Cristo (TT 1:2). Nós esperamos esta felicidade plena, que virá junto com o aparecimento da glória do nosso grande DEUS e Salvador JESUS CRISTO, (TT 2.13). Por isto, sabemos que, [quando e] se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna nos céus, [que] não [é] construída por mãos humanas (2CO 5.1).
Fazemos bem em lutar pela cidadania terrena, mas fazemos mal em pensar que toda a nossa esperança se esgota na obtenção desta cidadania. A melhor é aquela a que teremos acesso com a volta de JESUS CRISTO.
Fazemos bem em buscar a felicidade, aqui e agora, mas fazemos mal em nos cansar nesta busca, porque isto não nos satisfará. Haverá felicidade plena com a volta de Jesus Cristo.
Fazemos bem em construir casas próprias e melhores, neste nosso tempo, mas fazemos mal em esquecer que Deus construiu para nós uma casa eterna, que ganharemos com a volta de Jesus Cristo.
Apesar de tudo isto, muitos irmãos não entendem que partir e estar com Cristo é muito bom (1CO 1.23), seja o presente ruim ou muito bom. Muitos irmãos pensam que a esperança cristã é apenas para esta vida e, ao viverem assim, se tornam dignos de lástima (1CO 15.19).



Devemos olhar para o alvo e para o prêmio destinado a quem conquista a vitória:


Sabem por que muitos heróis da Bíblia nunca desanimaram mesmo quando pressionado? É porque nunca tiraram o seu olhar do alvo.

Sabem por que, depois de terem recebido a salvação, nunca deram ouvidos aos cantos do presente século? É porque nunca se esqueceram do prêmio reservado para eles.

Sabemos que venceremos e desejamos, por aquele dia quando o Senhor vai nos chamar pelo nome, esperar-nos no seu trono celestial e nos entregar a coroa da vitória, que é o próprio JESUS CRISTO: Ele é a nossa coroa.

Nosso alvo é JESUS CRISTO: queremos ser como Ele. É para Ele que corremos. Seremos como Ele, quando nos encontrarmos definitivamente com Ele. Nosso prêmio é JESUS CRISTO: É a Ele que queremos e o alcançaremos de modo completo quando acabar a nossa corrida.

Meus irmãos: não importa em que estágio estejam na corrida, se perto do estádio ou no começo da carreira: não tirem os olhos do Alvo; não esqueçam o Prêmio guardado para lhes ser entregues. Tenham sempre em mente que, pelo poder que capacita JESUS a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, DEUS transformará os nossos corpos humilhados, tornando-os semelhantes ao corpo glorioso JESUS, (FP 3:21).

Meus irmãos: nesta caminhada, não se esqueçam que perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a DEUS. E a paz de DEUS, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em JESUS CRISTO (FP 4.5-7).



EV.VIRGÍLIO NASCIMENTO
e-mail:
ev.virgilionascimento@bol.com.br
Website: http://evvirgilionascimento.blogspot.com
IGREJA BATISTA GETSÊMANI MISSÃO NOVA LIMA –MG
Av. Presidente Kennedy -
668 - Bairro Cabeceiras - Nova Lima – MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário