sexta-feira, 8 de julho de 2011


TÍTULO: "LIBERDADE PARA SER LIVRE"!




“Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão”. GL 5:1.


1-INTRODUÇÃO:

A palavra "liberdade" de uma forma geral significa a condição de um indivíduo não ser submetido ao domínio de outro ou de algo e, por isso, é ter pleno poder sobre si mesmo e sobre seus atos.

O desejo de liberdade é um sentimento intenso entranhado no ser humano. Situações como: a escolha da profissão, o casamento e o compromisso político ou religioso, fazem o homem enfrentar a si mesmo e exigem dele uma decisão responsável quanto a seu próprio futuro.

Do ponto de vista legal, o indivíduo é livre quando a sociedade não lhe impõe nenhum limite injusto, desnecessário ou absurdo. Uma sociedade livre dá condições para que seus membros desfrutem, igualmente, da mesma liberdade.

Com a morte de JESUS na cruz, todos nós hoje somos livres;

Somos livres para amar, adorar a DEUS, para termos uma vida digna, com direito a um lar, uma família, um emprego, para sermos próspero, tanto na vida secular, como na espiritual, para perdoar, para sermos perdoados, livres para ter saúde, paz, para vivermos em harmonia, para sonhar e conquistar nossos objetivos, em fim somos livres para termos a alegria da salvação.

E essa liberdade, JESUS nos deu, quando na cruz do calvário, nos deu direito ao livre arbítrio, onde podemos escolher qual o caminho iremos percorrer.

Embora existam vários caminhos, somente um caminho, nos irá conduzir à salvação; E este caminho que verdadeiramente nos dará a liberdade é através de JESUS CRISTO, nosso Senhor e Salvador. (“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”). JO 14:6.

Portanto aquele que trilhar o caminho de JESUS CRISTO, hoje realmente é livre para ter a liberdade de ser feliz e encontrar a salvação. (“ Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão”).GL 5:1.

E ser livre em CRISTO JESUS, consiste em libertar-se do pecado, aprendendo a renunciar, obedecer e, sobretudo exercitar e aumentar a nossa fé a cada dia, procurando assim a esvaziarmos de todo fardo de pecado a cada dia, cada hora, cada instante de nossa vida.

É certo que para obtermos nossa liberdade, nossa salvação, teremos que enfrentar uma grande batalha; Pois temos um inimigo (o diabo) que fará de tudo para que retornemos à escravidão do pecado. (“ Mas, como naquele tempo o que nasceu segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim é também agora”).GL 4:29.

E assim sendo ele nos afrontará e nos atacará, tentando nos enfraquecer e desistirmos dessa magnífica liberdade que JESUS nos concedeu, uma vez que quando aceitamos JESUS, nascemos novamente no ESPÍRITO e passamos a ser guiado pelo ESPÍRITO SANTO de DEUS.

Porém, para usufruirmos da liberdade nos dada por JESUS CRISTO,

Teremos de viver em plena obediência ao nosso DEUS PAI, suportando todas as aflições, tendo disposição e bom ânimo para lutar e, sobretudo rejeitando e resistindo aos ataques do diabo nosso inimigo. (“Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós”). TG 4:7.

E aqui nesse estudo vamos juntos compartilharmos essa liberdade que JESUS nos deu ao morrer e derramar seu precioso sangue ali naquela dura cruz do calvário, para que verdadeiramente sejamos livres. E para falarmos dessa liberdade, temos que conhecer o plano de salvação de DEUS, como purificar de nosso pecado, buscar o repouso de nossa alma, confirmar a nova aliança em CRISTO JESUS, fortalecer pra a batalha espiritual e por fim poder desfrutar da liberdade em JESUS CRISTO.

2 - O PLANO DA SALVAÇÃO:

Cópia (2) de cruz.01.jpg

“Porque DEUS amou o mundo de tal maneira, que deu seu único filho, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna”. JO 3:16.

O Plano da Salvação de DEUS NOSSO PAI, tem como objetivo a SUA ação para a salvação o homem, que estava totalmente decaído e entregue ao pecado.

Naquele instante é como se criasse um grande abismo, sendo que de um lado estava DEUS, com todo seu poder, glória e majestade; E de outro estava o homem, profundamente imerso no pecado. E esse abismo, fez-se a separação entre DEUS e o homem, pois DEUS não podia ir até o homem, pois ele não coabitava com o pecado, pois esse refletia mal ao seus olhos, de outro lado estava o homem decaído, que não conseguia chegar até DEUS, não conseguia transpor o abismo.

Foi preciso então que DEUS criasse um plano que iria fazer o homem retornar a ELE em pureza de espírito e santidade. E assim criou uma PONTE sobre esse abismo, estabelecendo um caminho para que o homem pudesse passar e chegar a ELE.”Respondeu-”lhes JESUS: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. JO 14:6.

DEUS em sua infinita sabedoria, já havia estabelecido uma forma de livrar o homem, caso ele cometesse tal pecado, por seu amor e misericórdia, Ele sabia que sendo o doador da vida, ao se afastar d’Ele, o homem morreria. O preço pago pela desobediência teria que ser a morte, causa natural do afastamento de Deus. O Plano da Salvação consistia em alguém morrer pelo pecador, para que esse pudesse ser redimido; mas não poderia ser um outro pecador, porque essa morte não teria sentido, nem poderia ser um Anjo, porque o sacrifício não seria suficiente, visto que os Anjos, também estão sujeitos à DEUS, obedecem-lhe, possuem a opção do Livre Arbítrio, e não têm poder sobre a Morte.

Resta apenas o próprio DEUS, que seria um sacrifício suficiente para salvar o pecador de sua condenação eterna, a morte;

Nisso consistia o Plano de Salvação estabelecido por DEUS antes mesmo da criação do mundo, de que seu mandamento era tão importante, que só o próprio DEUS morrendo, poderia livrar alguém da culpa pelo pecado, garantindo assim o perdão para o pecador.

E assim sendo enviou DEUS seu filho JESUS CRISTO, para fazer-se sacríficio vivo para redenção de nosso pecado.

É eminente destacar o amor de DEUS por nós, ao elaborar o plano da salvação. (“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”. JO 3:16 e 17). DEUS nos ama e quer que creiamos NELE, que aproximemos DELE, para isso demonstrou todo seu amor por nós, ao doar seu filho JESUS CRISTO, para fazer sacrifício por todos nós. E hoje ELE requer que o amemos e entreguemos totalmente a sua obra, para que se complete o seu plano de salvação em nossa vida. Pois esse plano de salvação consiste unicamente no amor, que é a manifestação de DEUS em nós.

3- A PURIFICAÇÃO DE NOSSOS PECADOS:

Em RM 8:37(“Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou”); JESUS nos afirma, que já temos a vitória em nossas mãos, uma vez que, estivermos dispostos a lutar, enfrentado o pecado e entregando nossas vidas em suas mãos.

E assim sendo, para que tenhamos liberdade total em CRISTO JESUS, temos que deixar que o ESPÍRITO SANTO DE DEUS, mude nossa vida, nossa história, nos renovando, transformando e por fim, nos purificando de todo pecado. Para isso, é preciso deixar morrer o velho homem em nós e nascermos de novo. “JESUS respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de DEUS, JO 3:5. E esse nascer de novo, significa deixar para trás todo pecado, deixar de lado todas nossas ações contrárias à Palavra de DEUS e passar a ter uma nova vida, isso é, uma vida de fé, renúncia, obediência, esquecendo do passado a passando a ser uma nova criatura.

3.1 - UM VASO NOVO:

O profeta Jeremias foi chamado a descer à casa do oleiro para receber uma mensagem de DEUS para a nação de Judá (Jr 18.1-6). Ali ele viu o oleiro moldando o barro e fazendo dele um vaso novo. O vaso havia se estragado, mas em vez do oleiro jogar o vaso fora, fez dele um vaso novo.

E desta forma acontece em nossas vidas; DEUS criou o homem em santidade e pureza de coração, mas o homem desviou-se para o mal, perdendo sua santidade e pureza de coração, dando origem ao pecado e todo mal que assola o mundo hoje, perdendo o direito da salvação. Somos vasos do senhor e o pecado nos quebrou; É preciso que o senhor nos molde novamente e faça de nós um vaso novo. DEUS jamais nos descartará, mas é preciso deixar que ele nos molde, nos transforme e faça de nós um vaso novo, cheio de unção, cheio de suas bênçãos. É preciso deixar as velhas práticas, costumes, manias e nos colocarmos nas mãos de DELE, para que possamos ser transformados pelo teu ESPÍRITO SANTO.

E como o vaso nas mãos do oleiro que se quebrou e foi restaurado, assim também temos de ser restaurado por DEUS e ser um vaso novo nas mãos do SENHOR.

Chamamos Oleiro, o Fabricante de objetos de barro (louças, telhas, tijolos, vasos, etc.); aquele que trabalha em olaria. Podemos dizer que somos o objeto de barro, no caso o vaso, e DEUS o oleiro.

A palavra que veio do Senhor a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.

Desci, pois, à casa do oleiro, e eis que ele estava ocupado com a sua obra sobre as rodas. Como o vaso, que ele fazia de barro, se estragou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme pareceu bem aos seus olhos fazer.

Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. JR 18:1-6.

Podemos ver em toda Bíblia, histórias de pessoas, que tinham uma conduta vergonhosa, pessoas pelas quais, a sociedade já havia julgado e condenado, pois achavam ou não acreditavam que essas pessoas, não tinham mais solução e com isso, era impossível alcançarem a salvação.

E aí é que o inesperado acontece na vida dessas pessoas, de repente, renascem da água e do ESPÍRITO e passam a ser servos fiéis, autênticos e verdadeiros.

Um dos grandes exemplos que podemos destacar é o apóstolo PAULO, homem que antes de conhecer a Palavra de DEUS, era perseguidor da igreja de JESUS, (“ Paulo, cheio de ódio contra os cristãos, pediu cartas de apresentação ao príncipe dos sacerdotes, para prender em Damasco os seguidores de JESUS. AT 9:1-2),porém conheceu a verdade e teve a sua alma purificada pelo sangue de JESUS e se tornou o missionário da igreja cristã.

Também podemos descrever a história de Mateus, antes cobrador de impostos, depois feito discípulo de JESUS, não é difícil imaginar a história de um homem, que cobrava impostos, sua conduta, as atrocidades que cometera, mas de repente recebe ao chamado de JESUS, atende a esse chamado e tem toda sua história, toda sua vida transformada.

. E assim como o vaso na mão do oleiro que se quebrou, também somos nós nas mãos de DEUS, somos novamente moldados e feitos vasos novos e perfeitos.

E mesmo nos dias de hoje, quantas pessoas vivia uma vida miserável, com uma conduta vergonhosa, muitas das vezes, até encarcerados em uma penitenciária, mas de repente ouvem o chamado de DEUS, atende a esse chamado e deixa que o PAI, por intermédio de JESUS, o quebre e molde novamente, fazendo assim um vaso perfeito, sem marcas, sem trincas, sem defeito e muitos desses são usados por DEUS, para anunciar a sua palavra e conduzir o rebanho de DEUS PAI.

Quando DEUS, fala do vaso nas mãos do oleiro, que se quebrou, ELE mostra que o oleiro não jogou no lixo o vaso que se lhe havia estragado nas mãos. Ele não o descartou como sucata, ou uma coisa que não se aproveita. Ele não desistiu desse vaso, mas fez dele um vaso novo. Assim, também, DEUS não desiste de nós Mesmo quando nos tornamos como um barro sem liga ou como um vaso estragado, ELE continua investindo em nossa vida. Ele não abre mão de fazer de nós um vaso novo. DEUS não desiste de fazer um milagre em nossa vida. Ele não abdica do direito que tem de fazer de nos fazer um vaso de honra, um vaso útil, preparado para toda boa obra. Mesmo quando caímos, fracassamos e até mesmo desviamos; DEUS não nos considera como sucata imprestável. Ele não olha para nós com desprezo. Como oleiro divino, ele investe em nossa vida e nos transforma, para que possamos cumprir os propósitos eternos que ele mesmo estabeleceu para nossa vida.

E assim então, temos a liberdade de vivermos uma vida nova e livre do pecado e qualquer condenação. ”Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em CRISTO JESUS”. RM 8:1.

3.2 – A PURIFICAÇÃO DE NOSSO CORAÇÃO:

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto”. SL 51:10.

Ao nosso coração, estão expostos dois conjuntos de sentimentos; De um lado está o ódio, do outro o amor. E não há lugar para os dois ao mesmo tempo. Para que um entre é preciso que a outra saia.

Quando nosso coração está ocupado pelo conjunto do ódio, ele traz consigo, a tristeza, a infelicidade, a amargura, a dor, a falta de fé, a dúvida, a mentira e a enfermidade.

Ao passo que o conjunto do Amor, traz consigo a paz, harmonia, vida saudável, a união, a felicidade, a fé, carinho, respeito, confiança, levando - nos a sentir a alegria da salvação.

No trecho da Bíblia relatado acima (SL 51:10), foi um salmo escrito por DAVI, quando arrependido do seu erro, voltou a DEUS, reconhecendo seu pecado e com certeza a contaminação de seu coração. E assim sendo clamou ao PAI, pedindo-lhe que purificasse o seu coração, para que todos os sentimentos malignos que nele habitara, pudessem ser lavados e retirados de seu coração.

Então pediu DAVI a DEUS, um coração puro, capaz de amar, de ter paz, harmonia, para que ele pudesse ter novamente a alegria da salvação. E seguindo ao exemplo de DAVI, hoje nós também necessitamos pedir a DEUS um coração puro. Pois a humanidade hoje tem endurecido seu coração e cometido atrocidades, que tem contaminado e maculado o seu coração.

Com o coração impuro, o homem tem perdido a liberdade que JESUS lhe deu na cruz do Calvário.

3.3 – O NASCER DE NOVO EM JESUS CRISTO:

“E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo deDEUS; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se DEUS não for com ele.

JESUS respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de DEUS.

Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? JESUS respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de DEUS.

O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo”. JO 3:1-7).

O novo nascimento é na realidade a ressurreição do espírito humano que se encontrava morto por causa do pecado origina. Pois sabemos que o espírito humano morreu apos a desobediência do homem. DEUS deixou de habitar no espírito do homem, que se contaminou com o pecado

. A Bíblia nos diz que DEUS é vida e sem ele tudo e qualquer ser vivente está no estado de morte, que é a ausência da vida de DEUS. Por isso, necessitamos nascer novo, ou seja, deixar DEUS habitar em nós novamente, arrependendo-nos e libertando-nos do pecado, aceitando a sua Palavra em nosso coração e entregando a JESUS a nossa vida.

Porque tudo se faz novo quando nos arrependemos, e recebemos o Evangelho no coração e entregamos a Cristo a nossa vida, então o ESPÍRITO SANTO DE DEUS, passa a habitar em nós, e nos regenera da obra da carne e do pecado. Quando despojamos da natureza pecaminosa do velho homem que padecia na carne, o qual habitava no corpo a lei do pecado e da morte, mas tendo recebido um novo coração, está liberto dos desejos carnais e da devassidão para pecado, a nova criatura é inclinada para os frutos do Espírito, a santificação, provando a boa palavra de Deus, o dom celestial, sendo participante do Espírito Santo e das virtudes do século futuro.


n
Neste texto da Bíblia ( JO 3:1-7),acima citado, fica bem clara a necessidade de uma pessoa nascer de novo para receber a vida eterna.

Como essa necessidade é tão importante, Satanás a tem atacado com todo o seu poder nos últimos dois mil anos, fazendo a maioria das igrejas cristãs deixar de ensinar essa doutrina, apesar de que ninguém pode ser salvo sem passar por essa maravilhosa conversão espiritual. No entanto, a arma mais eficiente de Satanás contra a doutrina do Novo Nascimento sempre foi a confusão.

3.4 – PURIFICADOS PELO ESPÍRITO SANTO:

Nós, seres humanos (de homem-húmus) foram criados a partir do pó da terra; Como vimos em Gênesis, assim como Adão foi formado, ele permaneceu poeira até que DEUS colocou nele o fôlego da vida e ele se tornou uma alma vivente.

É o Espírito Santo, que mantém o nosso corpo, alma e espírito vivos. O Espírito Santo pairava sobre as águas, quando Deus estava prestes a criar os céus e a terra. O Espírito Santo é o poder criativo de DEUS. Adão perdeu o Espírito Santo quando ele desobedeceu a Deus e ao homem todo tipo, foi sujeito à corrupção e do mal. DEUS prometeu o Espírito Santo para todo o homem de novo tipo de acordo com Joel 2:28 "E será que acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne". JESUS, nosso redentor prometido e o Espírito Santo, e esta promessa foi cumprida em Atos 2, quando o dia de Pentecostes, chegou a plenitude do Espírito Santo e está disponível para todo aquele que crê no Senhor Jesus Cristo.

“E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. RM5:5.

O Espírito Santo é a promessa do Pai, Ele enviou Jesus para dar o Espírito Santo como muitos que acreditam N’Ele. Se você acredita em Jesus, o Espírito Santo é a sua herança e você pode ser totalmente restaurados ao seu estado original em Gênesis - para ser como Deus. O fruto do Espírito Santo nos capacita a mostrar o caráter de Cristo. Os dons do Espírito Santo nos permitem manifestar o poder de Cristo.

4 - CONCLUSÃO:

Hoje, somos realmente livres: "Permanecei firmes, portanto, a liberdade com que Cristo nos libertou ", e não fique enredada novamente com um jugo de escravidão ".GL 5:1.

Nós, como servos de DEUS, temos privilégios ainda maiores em matéria de liberdade. Podemos livremente alcançar ao trono da Graça, em tempos de necessidade. Nós estamos livres das leis do pecado e da morte. Nós experimentamos a liberdade na presença do Espírito Santo. Somos independentes do mundo e dos caminhos do mundo.

Quando JESUS CRISTO entra em nossa vida Ele muda e nos liberta; Maybe you have a problem with drugs or alcohol. Talvez tivéssemos um problema com drogas ou álcool. Maybe you struggle with lust, fear, doubt, or self-pity. Talvez lutassem contra desejos carnais, medo, dúvida ou auto-piedade. Maybe you're a slave to public opinion or perfectionism. Talvez éramos um escravo da opinião pública.

But I want to tell you that the Jesus Christ who set Adrian Rogers free is the Jesus Christ who will set you free. Mas eu quero lhe dizer que JESUS CRISTO nos criou livres e é ELE que nos libertará. However, our freedom in Jesus Christ isn't the privilege to do what we want. No entanto, a nossa liberdade NELE, não é o privilégio de fazer aquilo que queremos. Instead it is the glorious, abundant, supernatural power to do what we ought. Em vez disso, é o glorioso poder, abundante sobrenatural para fazer o que devemos. It is saving grace that sets us free. É a graça salvadora que nos liberta. It is sustaining grace that keeps us free. É manter a graça que nos mantém livre.

Permanecer na liberdade de JESUS CRISTO, é proclamar da Boa Nova DELE e fazer discípulos de todas as nações, ensinando-lhes a Palavra de Deus para a Sua glória (FP 2:9-11, João 14:06, Atos 4:12) . Jesus Christ said, "Just as the Father has loved Me, I have also loved you; abide in My love" (John 15:9). Jesus Cristo disse: "Assim como o Pai me amou, também eu vos amei: permanecei no meu amor" (João 15:9).


Nenhum comentário:

Postar um comentário