sábado, 26 de março de 2011

LAR DE PAZ


PÁGINA Nº06
TÍTULO: LAR DE PAZ






“Eis que a mão do SENHOR não está encolhida,
para que não possa salvar, nem surdo teus
ouvidos para que não possa ouvir”. IS 59:1

1 – INTRODUÇÃO:

Após criar Adão e Eva, DEUS os uniu como marido e mulher, abençoou-os e então lhes disse: “Frutificai e multiplicai-vos; enchei a Terra e sujeitai-a.” Gênesis 1:28. Era propósito de Deus que a Terra fosse povoada com seres criados à Sua própria imagem, compondo famílias que trariam glória a Ele e se tornariam membros da família maior no céu.
“Porque assim diz o Senhor, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu, não a criando para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o Senhor e não há outro”. Isaías 45:18;
“Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai, do qual toda família nos céus e na terra toma o nome”. Efésios 3:14 e 15.
Apesar de o propósito original de Deus haver sido posto de lado como resultado do pecado humano, seu cumprimento final é certo.

1.1– A FAMÍLIA É O PRINCÍPIO DA SOCIEDADE:

“E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Romanos 8:28;

A família cristã é aquela em que Deus é reconhecido como objeto supremo de adoração. Ele é o cabeça, protetor, guia e instrutor de famílias assim. A família cristã é uma parte da igreja de Deus na Terra.
“Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”. Mateus 18:20.
Também é escola onde seus membros são professores e alunos que compartilham conhecimento e aprendem uns com os outros. A Palavra de Deus deve ser a principal fonte de instrução na escola da família. O objetivo da escola familiar deve ser preparar seus estudantes para utilidade nesta vida e graduá-los para a escola de cima.
“Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.
Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos;
e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas”.Deuteronômio 6:4-9;

“Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Salmo 128:1-6.

2- A FAMÍLIA E O PERDÃO:

“Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete”. MT 18:21-22.
O perdão é um processo mental ou espiritual de interromper o sentimento de ódio ou raiva contra outra pessoa, por uma ofensa recebida, diferença ou erro.
O perdão é o esquecimento completo e absoluto das ofensas, vem do coração é sincero, generoso e não fere o amor próprio do ofensor. Não impõe condições humilhantes tampouco é motivado por orgulho ou exibição. O verdadeiro perdão se reconhece pelos atos e não pelas palavras.
“E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; pois, o que eu também perdoei, se é que alguma coisa tenho perdoado, por causa de vós o fiz na presença de Cristo, para que Satanás não leve vantagem sobre nós”. 2CO 2:10.

Se uma família desempenha seu papel revelador do Amor de Jesus Cristo, ela pode também ser o lugar da cura através de uma experiência absolutamente simples e bela: o perdão.
Quero então lhe dizer:
Uma família não pode subsistir sem perdão, pois invariavelmente vamos errar uns com os outros. O perdão é a possibilidade da convivência.
“E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; pois, o que eu também perdoei, se é que alguma coisa tenho perdoado, por causa de vós o fiz na presença de Cristo, para que Satanás não leve vantagem sobre nós”. 2CO 2:10.

O perdão é algo extraordinário! É o dom fundamental de JESUS para cada um de nós É a base de toda relação humana. Não há verdadeiras relações e, portanto, não há verdadeira vida familiar enquanto não se chegou ao ponto do perdão.

Para aprender a perdoar é preciso quebrar nosso egoísmo, é preciso derrubar este muro que construímos em volta de nós mesmos para obrigar os outros a estar o nosso serviço. Isso acontecerá por um dom de DEUS. Mas também passará por certos conflitos. É a razão pela qual não é preciso ter muito medo dos conflitos em família ou na comunidade. Na verdade, esses conflitos nos revelam mutuamente nossas feridas e ao mesmo tempo podem nos ajudar a procurar mais aquilo que nos une. Não somos absolutamente ridículos ao discutir por uma coisa insignificante? Não há coisas mais importantes que nos unem? É preciso viver sempre em um mundo de competição? É preciso ter sempre razão? Se nós nos colocamos estas questões por ocasião dos conflitos que encontramos, não iremos descobrir, pouco a pouco, quem somos verdadeiramente e nos acolher tal qual nós somos? Não é fácil amar a si mesmo. Nós nos condenamos ou nos colocamos sobre um pedestal, nos acreditamos ser da elite ou nos mergulhamos nos abismos, na depressão... Entre estes extremos, descobrir e aceitar quem e o que nós somos na realidade são longos aprendizados. A família pode ser o lugar privilegiado desse aprendizado porque pode ser o lugar onde eu sou amado como sou, onde minhas fraquezas são perdoadas, onde a compaixão e o perdão do outro me ajudam a carregar
Minhas fragilidades.

Sendo assim, para que o perdão esteja no coração da vida familiar, é preciso que ali haja comunicação, escuta, diálogo. Isto pede uma decisão, uma escolha pessoal e livre para passar ao largo de meus egoísmos, de me colocar à escuta do outro, para crescer em fidelidade. E nem sempre é fácil. Descobri inúmeras famílias onde o diálogo se rompeu, onde não se sabe muito bem do que falar, onde mal se fala de si mesmo, de suas emoções, do que se vive. Há como uma espécie de medo de se colocar à disposição. Estou também chocado por verificar
Como é difícil para alguns casais orar juntos.

O perdão, o diálogo, a escuta necessitam de tempos de celebração. Parece-me que um dos grandes problemas das famílias hoje é que elas não sabem mais celebrar, regozijar juntos.

Uma família que perdoa, uma família que celebra, uma família onde se escuta mutuamente, uma família que tem tempo de estar juntos será uma família fecunda, fonte de vida para as outras famílias. Ela será sinal de que o amor é sempre possível sobre a terra, que nós não estamos condenados à competição, à guerra, ao divórcio. Esta família testemunhará uma comunhão que a ultrapassa porque encontra sua fonte no próprio Deus.

Portanto, decida perdoar, decida viver livre de mágoa. Decida ter um coração perdoador como é o coração de DEUS para você e sua família.


3 – A SALVAÇÃO DA FAMÍLIA:

“Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”. – Atos 16:31

Creio numa provisão divina para abençoar as famílias. DEUS pensa na família em tudo o que faz. A família é uma instituição divina. DEUS proveu para seu filho JESUS uma família abençoada nesta terra. E fez muitas promessas incluindo as famílias, portanto há algo especial que deve ser visto sob este enfoque e que nos ajudará em nossa caminhada cristã.
Nosso texto base para esta meditação fala sobre salvação para toda a família, e acredito que há muita coisa que precisa ser esclarecida por trás deste conhecidíssimo versículo bíblico. Tenho visto atitudes erradas na vida de muitos cristãos e, geralmente, elas são oriundas de uma compreensão errada (ou da falta dela) deste texto.
Este versículo, não é uma promessa de que DEUS salvaria nossa família sem que nada precisássemos fazer. Não fala de um processo em que, automaticamente, toda uma família se salva só porque um foi salvo. A salvação não se transfere, é pessoal. Este versículo nos mostra uma provisão divina para a família, e que quando um familiar é salvo passa a ser a “porta de entrada” do Reino de DEUS para a sua família. Tem muito cristão que sequer evangeliza os seus, nunca intercede por sua família, mas quando indagado sobre o estado deles responde: “Não me preocupo por que tenho uma promessa da salvação de minha família”…
3.1- Família, um projeto de Deus:

Ao projetar a família, Deus viu que era um bom e que a união serviria para a felicidade do casal, Gn 1:27,28. (Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra).

Deus viu a necessidade da instituição da família, Gn 2:18. (Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea).
Evidentemente, desde o principio, o Senhor estabeleceu o casamento e a família que emana Dele, como a primeira e sem duvida a mais importante instituição humana na Terra.
O homem "Adão" ficou feliz, louvou ao Senhor e profetizou acerca do casamento para todas as gerações, Gn 2:23-25.( Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.E ambos estavam nus, o homem e sua mulher; e não se envergonhavam).



3.2- Os propósitos de Deus para a família:

DEUS criou a família, com o propósito de ser felizes, viverem em harmonia e, sobretudo perpetuar a espécie, fortalecendo a igreja de CRISTO, sobre a face da terra.

Abençoar a família, Gn 12:3: (Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra).

Abençoou a casa de Noé, Gn 9:1: (Abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra).

Harmonia no lar, Sl 128:2-4: (Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa.Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor).


4 – ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO LAR:

“Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; e se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”. PV 3:9.


Organizar as finanças do lar é um importante tópico da administração da casa. Existem mulheres que não estão experimentando prosperidade no seu lar por causa da negligência nesta área. Entretanto, nunca é tarde demais para começar, então vamos lá!
4.1 - ORÇAMENTO O PRIMEIRO PASSO:

Comece a organizar suas finanças com uma pasta plástica, lá você vai por todas as suas contas, faça no computador ou em um caderno sua lista de pagamentos mensal em cinco colunas: Assunto, valor, data do pagamento, forma de pagamento, nº do cheque, já faça do mês atual e dos seguintes até janeiro, vá lançando lá tudo que se lembrar, se discipline a pagar suas contas em dias e arquivá-las numa pasta arquivo separada por um papel com o nome do mês. Esta é uma forma bem simples de começar a por as finanças em ordem.

4.2 – PLANILHA PARA CONTROLE DE GASTOS PESSOAIS:

Controlar adequadamente nossos gastos pessoais é fator fundamental para uma vida tranquila e próspera.
Mas o que todos se perguntam é: como fazer esse milagre? Afinal, é difícil atravessar o mês sem entrar no cheque especial ou se auto financiar através do cartão de crédito.
Qual a receita?
Algumas dicas importantes:

4.2.1-Gaste menos do que você ganha:
Todos falam isso: nossos avôs, nossos pais, os economistas, ou seja, muita gente. Você estar pensando… falar é fácil, difícil é por em prática. Não falei que seria simples, mas vamos lá: você sabe quanto gasta mensalmente e em quê? Você sabe como suas despesas se comportaram esse ano? Onde você consome a maior parte de sua renda? Quanto você já pagou de juros esse ano?

4.2.2 - Documente tudo:

Isso mesmo formalize o que acontece com as suas finanças. Vale usar um caderno, bloquinho. Mas que tal uma boa planilha, hein? Separar as contas por tipo, controlar suas despesas, suas receitas, enfim, ter um histórico completo do que você ganha, do que você gasta e como gasta. Ah, tome cuidado. Não adianta se empolgar, começar a fazer e parar no meio do caminho. Seu controle para ser efetivo deve estar sempre atualizado.

4.2.3 - Avalie suas despesas:

Verifique se tudo que você gasta realmente é necessário. Para os que estão endividados é necessário cortar o que é menos importante. Se você já documentou tudo através da planilha poderá observar o que deve ser mantido e o que você terá que cortar para resolver seus problemas.

4.2.4 - Seja disciplinado:

Disciplina é condição fundamental para o sucesso financeiro de qualquer pessoa. Disciplina para gastar somente o necessário. Disciplina para poupar. Disciplina para pagar contas atrasadas. Alimente esta qualidade em você.
4.2.5 - Poupar para ganhar:
Você já pensou em guardar um pouquinho daquilo que você ganha todo mês? Este é um bom hábito que pode lhe ajudar muito. Vale poupança, previdência privada ou qualquer outro investimento que lhe agrade. Guardar um pouquinho agora pode significar bastante dinheiro no futuro. E esse dinheiro pode ser poupado com vários objetivos:
- Ter uma reserva de segurança em situações de emergência;
- Aposentadoria;
- Uma viagem;
- O carro novo;
- A faculdade do filho;
- Entre tantas outras coisas.
Faça o teste. Se você possui dívidas deve resolvê-las. Mas se você já as resolveu, que tal determinar um valor ou percentual de seu salário para um investimento?


4.3 - BATALHE NO MUNDO ESPIRITUAL PELA SUA VIDA FINANCEIRA:

Existem pessoas que estão com sua vida financeira amarradas, contudo é no mundo espiritual que desfazemos todos os embaraços que estão em nossas vidas em qualquer área. Então, comece a orar pela suas finanças, não de qualquer jeito, mas de uma forma objetiva e séria.

Contribua fielmente com a obra de DEUS, seja fiel na entrega dos dízimos e ofertas, isto é o caminho da prosperidade em tua vida. (Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança”. ML 3:10).

Aprenda a praticar exercícios espirituais dentro do seu lar que impeçam a ação de satanás para roubar-lhe e trazer dívidas:
Ao fazer suas compras, ore sobre os produtos pedindo ao Senhor a multiplicação dos seus mantimentos.
Ao receber seu salário, antes de tudo, ore abençoando o mesmo e agradeça a DEUS por ele.

Repreenda em sua casa o espírito devorador.

Agradeça ao Senhor por cada conta paga.

Outra ação muito importante é você e sua família disciplinarem a dar graças a DEUS antes das refeições. São ações simples, porém que atrai o coração de Deus, quando a realizamos demonstramos que estamos na dependência Dele para sermos abençoados.



4.4 – SAIBA ADMINISTRAR TUAS FINANÇAS:


*Ore por tuas finanças;
*Entregue os dízimos fielmente:
*Evite gastos desnecessários;
*Planeje teus gastos mensais;
* Siga rigorosamente teu planejamento;
* Reúna a família para fazer o planejamento financeiro;
*Estabeleça metas para diminuir os gastos:
*faça anotações de tudo que gastar;


5 - FAMÍLIA FELIZ:


DEUS nos criou para vivermos em família e que a família é um meio para nos preparar para a salvação em Cristo JESUS. Através da Família aprendemos o exercício da humildade e do compartilhar, nela aprendemos como nos relacionar como Pais e como Filhos. Na família aprendemos amar e compreender o amor de DEUS, nos amar e amar o nosso próximo. Nós acreditamos na promessa:
“ vou preparar-vos lugar... voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.” João 14:2-3
DEUS nos criou e designou o casamento e a família como a mais fundamental das relações humanas. Em nosso mundo de hoje em dia, vemos famílias atormentadas pelo conflito e arrasadas pela negligência e o abuso. O divórcio tornou-se uma palavra comum, significando miséria e dureza para os múltiplos milhões de suas vítimas. Muitos homens jamais aprenderam a ser esposos e pais devotados. Muitos estão fugindo de seus papéis dados por DEUS, Pais que não têm nenhuma idéia de como preparar seus filhos estão assim perturbados pelo conflito com seus filhos se rebelando. Outros simplesmente abandonam seu dever, deixando filhos sem qualquer preparação ou provisão.

Para muitas pessoas, hoje em dia, a frase familiar e confortadora "Lar, Doce Lar" não é mais do que uma ilusão vazia. Não há nada doce ou seguro num lar onde há o abuso, o ódio, o pecado e o abandono.

A construção de lares sólidos não acontece por pura sorte. É necessário o perdão, ajuste da vida financeira, sobretudo a salvação da família. E tão somente pelo retorno ao padrão de DEUS para nossas famílias poderemos começar a entender as grandes bênçãos que ele preparou para nós em lares construídos sobre a rocha sólida da sua palavra.

“Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”. AT 16:31.

EV.VIRGÍLIO NASCIMENTO
e-mail:
ev.virgilionascimento@bol.com.br
Website: http://evvirgilionascimento.blogspot.com
IGREJA BATISTA GETSÊMANI MISSÃO NOVA LIMA –MG
Av. Presidente Kennedy -
668 - Bairro Cabeceiras - Nova Lima – MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário