segunda-feira, 7 de março de 2011

“ESTUDO DA ORAÇÃO DO PAI NOSSO”:


PÁGINA Nº01

TÍTULO: “ESTUDO DA ORAÇÃO DO PAI NOSSO”:
Texto: Mat. 6:9-15



“Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome seja o teu nome, venha o teu reino, faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu, o pão nosso de cada dia dá-nos hoje e perdoa-nos as nossas dividas assim como nós temos perdoado aos nossos devedores, e não nos deixe cair em tentação, mais livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém. (Mat.6:9-13)

Um dia, os apóstolos disseram a JESUS: -Senhor, ensina-nos a orar:
JESUS, respondeu ao pedido, orando o PAI NOSSO, como o modelo de oração ensinando-lhes a forma com deveriam proceder em tuas orações, para que as suas orações fossem ouvidas por DEUS PAI. JESUS ensinou que nas orações, devemos falar com DEUS o quanto o amamos e que reconhecemos ELE, como único e soberano DEUS. E que não há outro, senão ELE; Também devemos mostrar nossa total submissão a ELE, reconhecer nossos pecados e confessarmos diante DELE, mostrando nosso arrependimento e o com propósito de mudança de atitude em nossa vida, comprometendo a buscar nossa santificação.
Em nossas orações temos um momento único com DEUS, onde devemos contar a ELE o que nos aflige, qual é a nossa dor, qual o motivo que nos assola e pedir a ELE que nos oriente, capacite e nos ensina a amar, perdoar. Sem nos esquecermos de agradecer a ELE a tua misericórdia em nossa vida e reconhecermos o TEU grande amor por nós.
E O PAI NOSSO, assim foi orado por JESUS, como ensinamento a nós, como devemos proceder quando orarmos ao nosso Glorioso PAI ETERNO.
A oração do Pai Nosso é um modelo de oração, pela qual, pois JESUS neste texto nos ensina como devemos orar ao PAI ETERNO.
Precisamos entender o que JESUS estava querendo ensinar para seus discípulos e para nós também quando fez esta oração.
2 - “PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU, SANTIFICADO SEJA O TEU NOME”:
A teologia define DEUS, como sendo um Espírito Pessoal, perfeitamente bom, que em seu santo amor, criou, governa e sustenta todas as coisas que existe no universo.
“Quando dissemos Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o teu nome”.
Em primeiro lugar estamos aceitando DEUS como nosso criador, governador e sustentador de nossa vida, como nosso Pai eterno, que nos ensina, corrige e cuida de nossas vidas.
Em GN 3:1 “No princípio criou Deus os céus e a terra”, a BÍBLIA nos afirma que ELE criou os céus e a terra. Logo podemos ver que tudo que há na terra, céus e mar foi criado por ELE. No versículo 27, observamos a criação do homem. “Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”.
Ao lermos todo capítulo 3, podemos então ver que todas as coisas foi ELE quem criou. Daí a definição teologia de DEUS como criador.
E em segundo lugar, declaramos que ELE é santo. E que seu nome é acima de qualquer outro nome que exista no universo. “E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória”. IS 6:3.
Santo quer dizer "separado". Deus é separado de nós em dois sentidos. Primeiro, ele é o Criador e nós somos suas criaturas.

A santidade é uma qualidade exclusiva (atributo) de DEUS e uma qualidade a ser desenvolvida por nós , os seus seguidores. Ele não apenas decide o que é certo; ele mesmo é certo! Por exemplo, é impossível que DEUS minta que peque que falhe. DEUS jamais falhou jamais falha e jamais falhará. Ele é puro e certo, acima de todo pecado e toda maldade. Por esse motivo, ele é separado dos homens pecadores.
3 – “VENHA A NÓS O TEU REINO”:
Nesta hora estamos aceitando DEUS reinar sobre nossas vidas. Estamos aceitando ELE conduzir nossas vidas, guiar, direcionar, deixando também que ELE nos transforme, nos discipline, mude a nossa vida, reina totalmente sobre a nossa vida.
Quando pedimos “Venha a nós o teu reino”, estamos convidando JESUS a entrar em seu mundo. “Venha ser meu rei, venha reinar sobre nós, estabeleça seu trono em nossa terra. Esteja presente em meu coração, no meu trabalho, em meu casamento, Seja o Senhor da minha família, meus medos e minhas duvidas”. Esse não é um pedido fraco; é um forte apelo a Deus para ocupar todos os cantos da sua vida.
E no mundo de hoje, quantas vidas estão se corrompendo e trocando sua salvação por bens materiais, por riquezas. Vendem a alma a qualquer preço, em troca de status, poder, fama e dinheiro. E o diabo tem conseguido êxito sobre a humanidade, que movida pela ganância, por esta em evidência em meio à sociedade, se entregam ao mundo da corrupção, perdendo o foco, o alvo principal que é a salvação em CRISTO JESUS.
Mas com JESUS não foi assim, ELE não se corrompeu e venceu a estratégia do diabo. (“ Então lhe ordenou Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás”). A audácia do diabo foi tão grande, que quis fazer JESUS prostar –se diante ele e o adorar; como a humanidade hoje vem se prostando e adorando outros deuses, que não seja o nosso PAI ETERNO. JESUS deixou bem claro que somente o nosso DEUS é digno de louvor e adoração e somente diante DELE, temos que nos prostar.

4 - “SEJA FEITA A VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRA, COMO NO CÉUS”:
Como JESUS nos mostrou no Getsêmani, Pai se possível for afaste de mim este cálice, mas contudo seja comforme a tua vontade, nós também ao declaramos o trecho acima, estamos dispostos a fazer a vontade de DEUS; estamos dispostos a comprometer com a obra DELE; E comprometer com a obra de DEUS, significa entregar por inteiro a obra, atender ao chamado dele, seja um ministério pastoral, missionário, evangelistico, louvor, intercessão, profético,ou outros chamados dele em sua obra. Cumprindo em tudo o comissionamento de JESUS em MT 28:19-20: (Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos). E ainda mais sendo fiel nos dízimos e ofertas, contribuindo em tudo para a obra DELE na face da terra.

Temos que ser conduzidos por DEUS, fazermos a tua vontade; E muitas vezes teremos de abrir mão de nossos sonhos, projetos, vontade e desejos para que possamos estar fazendo a vontade do PAI.
JESUS no Getsêmani deixou DEUS conduzir tua vida, aliás, ele se entregou completamente á DEUS, para que se cumprisse em tua vida o plano elaborado por DEUS.

5 - “O Pão nosso de cada dia nos daí hoje”:
A terceira petição do modelo de oração em Mateus seis diz: “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje”. É, provavelmente, a petição mais conhecida, na mais conhecida das orações. Deus dá através de seu mundo natural criado. Desde o tempo de Noé, Deus tem prometido “...não deixará de haver sementeira e ceifa...” (Gênesis 8:22).
Neste trecho, pedimos a DEUS nosso sustento e de nossas famílias, intercedendo a ELE que acabe com a fome a miséria na face da terra; pedimos também que nos abençoe em nossos empregos, para que possamos manter nossas famílias e também intercedendo junto a ele pelo fim do desemprego na nossa nação e no mundo.

6 - “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores”:

Ao dizer a DEUS esta frase, estamos fazendo um pacto com DEUS, de perdoarmos a todos que se levantam contra nós, e assim ele perdoe os nossos pecados. Não seria o de alterar a vontade de Deus, mas de obter para si mesmo e/ou para os outros bênçãos e graças que Deus já estaria disposto a conceder, mas que deveriam ser solicitadas para se obter.

6.1 -PERDÃO:
Perdoar é um dos atos básicos da fé cristã, pois, a nossa entrada na vida que Jesus Cristo nos ofereceu, só foi possível porque recebemos perdão de nosso Deus e Pai. Ele nos perdoou, mediante a obra de seu Filho feita na cruz, em nosso favor. Amor e perdão sempre caminham juntos.

“Deus é amor”, é a mais formosa definição que a Bíblia apresenta. E a maior prova do seu amor para conosco foi perdoar todos os nossos pecados. Porque ele nos ama ele nos perdoou. Perdoar é um atributo de Deus.

Perdoar é um mandamento da Palavra de Deus. Não é um sentimento, nem depende de nossa vontade ou emoção. A Palavra declara: “sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo vos perdoou” (Efésios 4.32); “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, casa alguém tenha queixa contra outrem. Assim como o Senhor nos perdoou, assim também perdoai vós” (Colossenses 3.13).

Quando Deus nos perdoou, pôs um fim à situação desastrosa em que nós nos encontrávamos, pois, estávamos condenados à morte como conseqüência do nosso pecado de desobediência. Ele nos chamou para uma nova vida, onde o amor e o perdão sempre têm a sua máxima expressão. Perdoada a nossa ofensa, o relacionamento amoroso que nos une ao Pai Eterno foi restaurado. Diante desse ato de misericórdia e amor imerecido devemos, do mesmo modo, estender perdão a todo aquele que nos ofender. O perdão de Deus deve gerar em nosso coração o desejo de perdoar incondicionalmente, tal com ele fez conosco.

Perdoar significa deixar de considerar o outro com desprezo ou ressentimento. É ter compaixão, deixando de lado toda a idéia de vingar-se daquilo que foi feito ou pelas conseqüências que sofremos.

7 – “ 7 - E não nos deixeis cair em tentação”:
O grande ensinamento que DEUS nos dá sobre o cair em tentação, foi nos mostrado por JESUS, quando foi conduzido ao deserto e foi tentado pelo diabo. MT 4:1-11.
E no mundo de hoje, quantas vidas estão se corrompendo e trocando sua salvação por bens materiais, por riquezas. Vendem a alma a qualquer preço, em troca de status, poder, fama e dinheiro. E o diabo tem conseguido êxito sobre a humanidade, que movida pela ganância, por esta em evidência em meio à sociedade, se entregam ao mundo da corrupção, perdendo o foco, o alvo principal que é a salvação em CRISTO JESUS.
Mas com JESUS não foi assim, ELE não se corrompeu e venceu a estratégia do diabo. (“ Então lhe ordenou Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás”). A audácia do diabo foi tão grande, que quis fazer JESUS prostar –se diante ele e o adorar; como a humanidade hoje vem se prostando e adorando outros deuses, que não seja o nosso PAI ETERNO. JESUS deixou bem claro que somente o nosso DEUS é digno de louvor e adoração e somente diante DELE, temos que nos prostar.

8 – CONCLUSÃO:

Pois teu é o reino, o poder e glória para sempre. Amém.

Jesus termina a oração adorando, exaltando a Deus, adoração é entender que o reino, o poder e a glória não deve ser nossa busca diária, devem ser apenas e tão somente de Deus.

Existem muitas pessoas que acham que reconhecimento, posição e prestigio deve ser a sua busca, mas não deve não, pois a minha vida deve ser para agradar a Deus e para adorá-lo.

Precisamos nos esconder na nuvem de Deus, onde a fumaça nos esconda, onde Deus possa ser adorado e admirado como sendo o único digno de toda honra e Gloria.

Pessoalmente esse texto Deus falou muito comigo, quero aprender a orar da maneira correta e aprender a depender totalmente de Deus.

QUE DEUS LHE ABENÇOE!

EV.VIRGÍLIO NASCIMENTO
e-mail:
ev.virgilionascimento@bol.com.br
Website: http://evvirgilionascimento.blogspot.com
IGREJA BATISTA GETSÊMANI MISSÃO NOVA LIMA –MG
Av. Presidente Kennedy -
668 - Bairro Cabeceiras - Nova Lima – MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário